Home - Convergência Digital

Rio Info: é a hora de capacitar profissionais para o futuro

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 11/08/2017

A capacitação dos profissionais do futuro da tecnologia foi o ponto comum da edição do Rio Info Três Rios, esta semana. O roadshow faz parte da preparação da 15ª edição do Rio Info, que acontece entre os dias 25 a 27 de setembro, no Rio de Janeiro. “Não estamos realizando esse evento para ensinar sobre tecnologia. Estamos aqui para agregar e servir como um catalisador do potencial tecnológico  local existente, não só aqui em Três Rios, mas em outros municípios da Região Serrana, diminuindo cada vez mais as distâncias entre o interior e a capital do Estado”, afirmou o coordenador do Rio Info, Alberto Blois.

Mais 100 pessoas entre empresários, profissionais, acadêmicos e estudantes de diversas cidades fluminenses e de outros estados participaram dos workshops e palestras sobre variados temas no evento que foi considerado um marco significativo no incentivo ao desenvolvimento tecnológico local. O professor universitário e organizador do Google Developer Group (GDG) de Três Rios e Vassouras, Anrafel Fernandes, falou da sua experiência no Vale do Silício durante o painel  What’s new in Google I/O 2017.

Ele destacou a colaboração e o networking como um dos pilares que contribuíram fortemente para a consolidação da região da Califórnia, EUA, como referência mundial em desenvolvimento. Anrafel foi categórico ao afirmar que “temos todo o conhecimento tecnológico necessário para alavancar, o que precisamos é de uma mudança de mentalidade”, enfatizou.

Temas como Deep Learning, mercado de games, práticas inovadoras de sucesso  com testemunhos de empreendedores locais,  apresentação de projetos desenvolvidos pelo Sebrae voltados ao setor, e também, apresentação das atividades desenvolvidas pela Riosoft e pelo TI Rio que apoiam o empresário de TI, prenderam a atenção dos empresários e profissionais presentes.

Já a oficina sobre Games e Simuladores foi a que seduziu um número expressivo de estudantes oriundos dos mais variados cursos técnicos. “Trouxemos os temas de maior relevância para os profissionais e empresários locais, e assim como acontece no Rio Info, voltamos a nossa atenção também para os profissionais do futuro”, pontuou o Blois ao comentar, com satisfação, a intensa interatividade dos participantes e a forte presença de estudantes.

Rio Info

A primeira edição do Rio InfoTrês Rios foi considerada um sucesso, mas não terá um fim em si  mesmo. Segundo os organizadores, o objetivo é dar continuidade nas ações, ampliar e consolidar parcerias. “Em uma ação conjunta entre o TI Rio, Riosoft e com o apoio da prefeitura de Três Rios, levaremos uma delegação de empresários locais para o Rio Info. Será uma chance única de integração, sinergia, troca de experiência e geração de grandes oportunidades para todos”, destacou Blois.

Para fomentar o desenvolvimento das empresas de TI da Região Serrana do Rio, a Riosoft, em parceria com o TI Rio, realizará uma sequência de eventos em diferentes cidades do interior fluminense. Os próximos Encontros Rio Info, acontecerão em Teresópolis, no dia 22/08,  na Unifeso e em Petrópolis, nos dias 30 e 31/08, na cervejaria Bohemia. Informações sobre programação e inscrição estão disponíveis no site rioinfo.com.br/encontros .

O Rio Info 2017 acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.rioinfo.com.br

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

01/10/2017
Cortar dinheiro de P&D e Inovação é a falência do Brasil

01/10/2017
Juventude do Rio de Janeiro embarca na era da TI

01/10/2017
Com falta de dinheiro, eSocial é estratégico para o orçamento do Governo

01/10/2017
Cientista de dados: profissão exige mente aberta e coração no trabalho

01/10/2017
Mundo 3.0 é a virada da qualidade sobre a quantidade

01/10/2017
Rio de Janeiro: enfrentar a crise passa pelo maior uso da TI

01/10/2017
Empresários precisam participar mais da governança global da Internet

01/10/2017
EdTechs: falta de apoio leva muitas empresas ao vale da morte

29/09/2017
Wanna Cry foi só um aperitivo. Ataques de vírus de 7ª geração estão vindo

29/09/2017
É na crise que o velho e bom BI ganha espaço

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Quatro lições para dar coragem e autonomia às pessoas

Por Amanda Matos Cavalcante*

As pessoas são os principais e mais importantes ativos de uma corporação.

Destaques
Destaques

Novas profissões - e inusitadas- que prometem bombar em TI

Surgem oportunidades para 'detetives de dados', 'corretor de dados pessoais', 'facilitador da TI', 'gestor de negócios de Inteligência Artificial', entre outras. Saiba o que vão fazer esses especialistas.

Nove profissões que vão estar em alta até 2030

Uma delas é o 'policial digital', que vai investigar fraudes, furtos, quebra de reputações usando dados, algoritmos e software.

Pessoas selam o sucesso ou o fracasso da transformação digital

Sem funcionários engajados, a estratégia tende a fracassar, pontua o vice-presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site