INTERNET

Cientistas exigem o cancelamento da consulta pública do CGI.br

Ana Paula Lobo* ... 18/08/2017 ... Convergência Digital

Uma nota de repúdio à consulta pública sobre o Comitê Gestor da Internet foi divulgada nesta sexta-feira, 18/08, por associações científicas, lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No documento, há um claro repúdio à iniciativa e uma solicitação formal para o seu cancelamento.

Segundo a nota, "no final do ano passado, com participação de mais de 600 entidades e associações, foram eleitos ou reeleitos os atuais representantes da sociedade, com mandato de três anos. Entretanto, no momento em que esses novos eleitos ou reeleitos iriam assumir suas cadeiras, o atual governo, sem qualquer debate ou mesmo elementar aviso prévio, abriu uma consulta pública visando redefinir a composição, métodos e objetivos do CGI".

No documento, os cientistas declaram ainda que "a oportunidade ou os termos dessa consulta não foram antes transparentemente discutidos e elaborados no plenário do CGI. Logo, o governo não esclareceu quais são suas reais intenções ou objetivos, nem as razões dessa iniciativa". E são duros com o Governo Temer.

"E como esse governo tem implementando clara ofensiva contra instituições participativas da sociedade também em outras áreas, tais como Educação e Saúde, é lícito supor-se que a consulta assim aberta unilateralmente, rompendo com toda a tradição das práticas multissetoriais do CGI, conduzirá em seguida a alguma decisão também unilateral de governo, via decreto presidencial, modificando a composição e a própria natureza do CGI, decisão esta que visará enfraquecer a participação acadêmica e não-empresarial no Comitê, bem como sua missão na construção de uma internet aberta e democrática além de, internacionalmente, sob efetiva direção multilateral".

O Comitê Gestor da Internet é o responsável pela governança da Internet brasileira e tem braços ligados à rede, como o NIC.br, seu braço-executivo, além do CETIC.br, responsável por pesquisas sobre a rede no país, e o Registro.br, responsável pela venda de domínio .br, entre outros. A receita do CGI.br é estimada em R$ 130 milhões/ano.

Atualmente, o Comitê Gestor da Internet é formado por representantes do governo, da comunidade acadêmica, terceiro setor e de empresas, além de um nomeado por notório saber. A nota de repúdio é assinada por uma série de entidades ligadas à Ciência e Tecnologia, entre elas, a SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O Convergência Digital publica a íntegra do manifesto.

* Com informações do Jornal da Ciência, da SBPC


Com medo dos EUA, Europa adia planos de imposto para internet

Ideia de cobrar 3% das receitas de gigantes da rede como Google, Facebook e Amazon esbarra no receio da reação americana à taxação de suas empresas.

Sem integração, é impossível desenvolver IoT no Brasil

Iniciativa privada, universidades e poder público precisam trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento de um ecossistema local para Inteernet das Coisas, adverte Elizabete Couto, diretora de IoT da Embratel.

2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Anatel empurra para 2019 posição sobre franquia na banda larga

Com o quarto adiamento e mais uma vez considerando a baixa participação social no debate, assunto foi transferido para a agenda regulatória 2019-2020. Segue em vigor a cautelar que impede o corte das conexões ao fim das franquias.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G