GOVERNO

Incentivos para internet das coisas e satélite devem seguir modelo REPNBL

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/08/2017 ... Convergência Digital

A estratégia digital e um novo plano de massificação de acesso exigem ajustes fiscais que façam os investimentos deslancharem, mas a conjuntura dificulta esse tipo de negociação. Para secretários do Ministério de Ciência e Tecnologia que defendem o uso desses incentivos, a saída pode estar em políticas com metas muito claras e prazo definido, na linha do que foi o regime especial do Plano Nacional de Banda Larga. 

“O modelo deve ser de incentivo. Não deveria ser um modelo perpetuado, mas semelhante ao que foi o REPNBL, em que tínhamos ideia de dar incentivo para implantação de infraestrutura no país dentro de um horizonte de prazo. No caso de novas ações, acho que tem que ser esse modelo, ou o de incentivos aos smartphones”, sustentou o secretário de Políticas de Informática, Maximiliano Martinhão. 

A análise é que mesmo com a conjuntura desfavorável, há segmentos em que ajustes serão inevitáveis. “Para viabilizar a implementação da internet das coisas as taxas de Fistel têm que ser revistas. O valor pago deveria ser simbólico ou uma gratuidade, o que for mais fácil em termos de obrigações tributarias acessórias. Na Banda Ka, satelital, deveria haver equiparação da contribuição ao serviço móvel. Na área de investimento a gente pensa muito em um regime especial para datacenters”, emendou o secretário de Telecomunicações, André Borges. 

Para Martinhão, outra ferramenta a ser utilizada são os leilões de radiofrequência realizados pela Anatel, na calibragem das contrapartidas previstas já nos editais. “Um ponto muito relevante é leilão de espectro. O leilão do 4G oportuniza o Brasil fazer a transição de analógico para digital de maior sucesso no mundo. A oportunidade do leilão, ao invés de pensar em arrecadação mas no atingimento de política pública, é um ponto importante dessa política industrial.” O debate foi promovido em evento da Momento Editorial nesta terça, 22/8, em Brasília. 


Cobertura Especial do 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2017

Telebras desbanca teles e assume rede da Dataprev por R$ 292 milhões

Estatal assume rede que interliga 1,7 mil agências do INSS e data centers no lugar da Embratel, Telefônica, Oi e British Telecom.



Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do evento

MCTIC precisa de R$ 2 bi para fechar ano e fala em 'pressão saudável' por recursos

"Temos que trabalhar, lutar e pressionar, porque não é um recurso que surge do nada. É um recurso muito disputado", advertiu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Abinee:"Com a nova TLP, o futuro da indústria é bastante nebuloso no Brasil"

Associação da Indústria Elétrica Eletrônica sustenta que a nova Taxa de Longo Prazo (TLP), no lugar da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), aprovada na MP 777, vai afetar 69% das empresas do setor que utilizam financiamentos do BNDES como fornecedoras de máquinas, equipamentos, sistemas e componentes.

Assespro e Brasscom defendem sistema distrital misto para a Reforma Política

Em comunicado conjunto, as entidades do setor de TI se mostram contra o financiamento político por parte do Estado e querem as cláusulas de barreira apenas em 2022. "É preciso darmos uma opinião setorial porque é uma reforma estruturante", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Incentivos para internet das coisas e satélite devem seguir modelo REPNBL

Segundo o secretário de Políticas de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, controle de gastos exige políticas com objetivos e prazos determinados. E metas associadas a leilões de espectro.


Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

Fim da gestão do Governo dos EUA abre nova era para a Internet

Desde 1º de outubro, as funções técnicas da internet – nomes, números e protocolos – não envolvem mais um contrato da ICANN com o governo americano. “O Brasil influenciou nessa transição”, diz o secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Glaser. 


Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G