INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Rio e Vitória estão prontos para o desligamento no dia 25 de outubro

Convergência Digital* ... 28/08/2017 ... Convergência Digital

Pesquisa IBOPE divulgada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) mostrou que 63% dos domicílios da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e 70% dos de Vitória (ES), incluindo os municípios próximos onde os sinais analógicos da TV Aberta deverão ser encerrados em 25 de outubro próximo, já têm televisores com recepção para o sinal digital de acordo com a população. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (28.8), em reunião do Gired realizada na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento do sinal analógico é de 90% de acesso à TV Digital Aberta, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo, de acordo com o determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. No entanto, na região do Rio de Janeiro, 91% dos domicílios não ficariam sem acesso à TV se o desligamento do sinal analógico ocorresse em 21 de agosto, 65 dias antes da data programada, e 97% manteriam o acesso à programação da TV aberta em Vitória. Isso porque, mesmo sem ter aparelhos aptos à recepção do sinal da TV Digital da TV Aberta, muitos domicílios receberiam a programação por TV por Assinatura ou TV via satélite.

Para a pesquisa, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 deste mês, foram entrevistados 1.078 moradores da capital carioca e 1.799 das cidades do entorno, que também serão afetados pelo desligamento do sinal analógico. Em Vitória, a pesquisa foi realizada entre 8 e 21 de agosto e contou com 1.078 entrevistados na capital capixaba - mesmo número da capital carioca - e no entorno foram realizadas 1.358 entrevistas.

Além do Rio de Janeiro, o sinal analógico na TV Aberta será desligado em 25 de outubro de 2017 nas seguintes cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Junto com Vitória, o sinal analógico será encerrado em Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.

Os kits de TV Digital (conversor e controle remoto) estão sendo distribuídos gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal. Para receber o kit, a população deve acessar o site www.sejadigital.com.br, agendar a retirada e buscá-lo no local informado. Na região de desligamento, no Rio de Janeiro 75% dos beneficiários dos programas sociais do governo já possuem acesso ao sinal digital da TV Aberta e 64% dos do Bolsa Família, e em Vitória são 74% e 80% respectivamente.

No Rio de Janeiro, 96% dos moradores dos domicílios pesquisados ouviram falar em sinal de TV Digital, e em Vitória 97%. Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado, deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

TV digital: Quatro milhões de kits distribuídos no país

Próxima etapa será na cidade do Rio de Janeiro e em 18 municípios do entorno. Expectativa é ampliar a distribuição em mais 1,2 milhão de kits, revela a Seja Digital, entidade responsável pela entrega dos equipamentos.

Palotina, no PR, investe em TIC para se transformar em cidade inteligente

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a localidade está em processo de informatização da gestão pública e busca alternativa de investimentos para expandir a oferta de banda larga.

Telebras promete banda larga 10 vezes mais barata com novo satélite

Depois de roadshowm em São Paulo, estatal fará apresentações em Londres e Nova York para atrair competidores ao leilão da banda Ka que pretende realizar em 28 de agosto. 

Falta disposição política para criar cidades inteligentes no Brasil

Muitas prefeituras estão comprando tecnologia e criando uma 'torre de babel' dos seus sistemas, adverte José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital. "Esses dados não vão gerar informações, não vão melhorar a gestão pública. Eles são um gasto", acrescenta.

Oi: Quase 60% dos domicílios da nossa região não têm banda larga

Ao falar sobre a nova lei geral de Telecom e bens reversíveis, o presidente da Oi, Marco Schroeder, diz que se 'os bens reversíveis valem R$ 100 bi, e não valem, eu vou vender a minha parte".

450MHz: Relator propõe dois anos para que teles troquem satélite por rede na área rural

Conselheiro da Anatel, Otávio Rodrigues, entende que as dificuldades não impediam o uso da faixa de 450 MHz e que o uso de soluções por satélite constituem descumprimento ao edital do primeiro leilão 4G, de 2012.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G