Home - Convergência Digital

Reação faz Uber desistir de rastrear usuários após as viagens

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 29/08/2017

A Uber Technologies está retirando um recurso muito criticado de seu aplicativo que permitiu rastrear usuários por até cinco minutos após uma viagem, disse à Reuters o diretor de segurança da empresa, Joe Sullivan.

Espera-se que a mudança, que restaura a possibilidade dos usuários compartilharem seus dados de localização apenas enquanto usam o aplicativo, seja anunciada nesta terça-feira, 29/08 e será válida para o iPhone e para os celulares Android.

Em novembro do ano passado, uma atualização eliminou a opção dos usuários de limitarem a coleta de dados apenas quando utilizam o aplicativo, forçando-os a escolher entre permitir que o Uber sempre tenha acesso aos dados de localização ou nunca.

À época, a explicação dada é que a empresa precisava da permissão para sempre rastrear os clientes por cinco minutos após a conclusão da viagem, pois acreditava que poderia ajudar a garantir a segurança física dos clientes.

Mas as mudanças foram criticadas por usuários e defensores da privacidade, que chamaram a decisão de violação da confiança dos usuários por uma empresa já questionada pela forma como coleta e usa os dados de clientes. A Uber disse que nunca rastreou os usuários de iPhones após as viagens e que suspendeu a prática para usuários do Android.

De acordo com a Uber, o fim dessa funcionalidade não está ligada à tentativa de recuperar a imagem desgastada no mercado, que culminou na saída do presidente-executivo Travis Kalanick e outros executivos da empresa. Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da Expedia, está preparado para se tornar o novo presidente da Uber.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/02/2018
Smartphones podem ser acessados até 65 vezes ao dia pelos consumidores

05/02/2018
MP do Distrito Federal exige esclarecimentos da Uber sobre vazamento de dados

02/02/2018
Linguagem Swift é, de longe, a preferida para o desenvolvimento móvel no Brasil

23/01/2018
Apps de táxi suspendem na Justiça regras impostas pela prefeitura de São Paulo

23/01/2018
SulAmerica faz piloto com coleta de dados de clientes e não clientes

22/01/2018
Controladora do Cabify e do Easy capta R$ 500 milhões para expandir na América Latina

18/01/2018
Transformação digital: Busca por apps de relacionamento com as teles cresce 50% no Brasil

16/01/2018
Governo federal vai licitar nova contratação de app de táxi

15/01/2018
App já responde por 51% das transações realizadas no Banco do Brasil

11/01/2018
Apps de transporte: expansão está no interior e nos serviços de nicho

Destaques
Destaques

Teles avançam e 4G chega a 3608 municípios do Brasil

Estudo da Telebrasil revela que, em novembro, existiam 99 milhões de acessos 4G ativos. A cobertura 3G também aumenta e chega a 5109 municípios.

Brasileiro prevê o fim do 'baldes de dados' e quer pagar por serviço contratado no 5G

Estudo global feito pela Ericsson, que ouviu 72 milhões de usuários de smartphone no Brasil, mostra que a maioria quer a conta do 5G não mais por gigabytes consumidos, mas por serviço ou dispositivo conectado à rede.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Que ninguém fique sem o sinal de TV digital

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o presidente da Anatel e do GIRED, revela que a liberação do 700 Mhz atrai a atenção de outros países; aumenta a geração de empregos e acelera a inclusão digital com a massificação do 4G.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site