SEGURANÇA

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/09/2017 ... Convergência Digital

O Tribunal Superior Eleitoral e a Sociedade Brasileira de Computação firmaram um termo de cooperação para “estabelecer meios de integração, pesquisa e aprimoramento da computação” na Corte eleitoral. O movimento, que em parte sugere a busca do TSE por aval científico sobre a segurança do sistema eletrônico de votação, pode na prática ir além da urna eletrônica. 

“Não tem uma especificação concreta. É um termo abrangente de colaboração, que permite ajudar em questões internas da informática deles”, resume o presidente da SBC, Lisandro Granville. “A gente espera que o acordo permita intensificar essa colaboração e atuar concretamente”, completa. 

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, associa a parceria à segurança do sistema eleitoral. “Precisamos passar para a sociedade que o sistema funciona, que é seguro, e nada mais importante que a assessoria e a crítica de um corpo científico como a Sociedade Brasileira de Computação.”

Paralelamente, o TSE já começou os procedimentos para realizar novos testes de segurança na urna eletrônica. As pré-inscrições aprovadas, cujo prazo terminou no domingo, 10/9, serão divulgadas na próxima quinta, 14/9. A ideia do Tribunal é realizar os testes entre 28 e 30 de novembro. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Em menos de um mês, 2,5 milhões de brasileiros caem em golpes pelo WhatsApp

Levantamento do Kaspersky Lab indica que estratégia é associar golpes a marcas famosas como Walmart, Assaí, Caixa Econômica, Burger King, Kibon, Spotify, Banco do Brasil, Santander, O Boticário, Lojas Americanas e Senac. 

Mais de 1 milhão de brasileiros acessam golpe de emprego pelo WhatsApp

Mais uma vez, os cibercriminosos usam a falsa promessa de emprego fácil para atrair os internautas.

Internet das Coisas dispara o número de ataques hackers a sistemas Linux

Novos botnets, entre eles, um 'renovado' Mirai, que em 2016 causou bastante estrago, são esperados para este ano.

Nova quebra de segurança conseguiu alterar software da urna eletrônica

“Fizemos o equivalente a um ‘jailbreak’ de um telefone celular moderno, só que na urna eletrônica”, explica o professor Diego Aranha, que a exemplo de 2012 liderou equipe que demonstrou vulnerabilidades do equipamento. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G