SEGURANÇA

Brasil é campeão em clonagem de cartões na América Latina

Convergência Digital ... 12/09/2017 ... Convergência Digital

Segundo divulgou nesta terça, 12/9, a Kaspersky Lab, o Brasil é o país líder em clonagem de cartões em pontos de vendas (POS) na América Latina, responsável por 77,37% dos ataques dedicados a região. Na sequência, está o México com cerca de 11,6% dos ataques a cartões.  

Segundo a empresa, mais de 22% da população adulta da região possui, pelo menos, um cartão de crédito e 72% das transações de pagamento da América Latina são feitas nesse formato. 

O estudo analisou os anos de 2015 e 2016 e calculou terem sido realizados cerca de 1,3 mil ataques em pontos de venda em toda América Latina. Segundo a empresa de antivírus, o malware para ponto de venda possui funções de “raspagem” da memória RAM, que tem como objetivo coletar dados importantes do cartão. 

“Os criminosos que clonaram esses cartões utilizaram o malware Dexter – um open source disponível gratuitamente na internet – para realizar os golpes. Esse número aumentou para 1 mil ataques apenas nos primeiros oito meses de 2017, principalmente por conta do malware NeutrinoPOS – encontrado pela primeira vez em 2015 e que também é utilizado em ataques de negação de serviços (DDoS).” 

“Como resultado das clonagens, os criminosos revendem as informações dos cartões que foram clonados em pontos de venda no mercado underground”, diz o analista de segurança sênior da Kaspersky Lab Fabio Assolini. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Em menos de um mês, 2,5 milhões de brasileiros caem em golpes pelo WhatsApp

Levantamento do Kaspersky Lab indica que estratégia é associar golpes a marcas famosas como Walmart, Assaí, Caixa Econômica, Burger King, Kibon, Spotify, Banco do Brasil, Santander, O Boticário, Lojas Americanas e Senac. 

Mais de 1 milhão de brasileiros acessam golpe de emprego pelo WhatsApp

Mais uma vez, os cibercriminosos usam a falsa promessa de emprego fácil para atrair os internautas.

Internet das Coisas dispara o número de ataques hackers a sistemas Linux

Novos botnets, entre eles, um 'renovado' Mirai, que em 2016 causou bastante estrago, são esperados para este ano.

Nova quebra de segurança conseguiu alterar software da urna eletrônica

“Fizemos o equivalente a um ‘jailbreak’ de um telefone celular moderno, só que na urna eletrônica”, explica o professor Diego Aranha, que a exemplo de 2012 liderou equipe que demonstrou vulnerabilidades do equipamento. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G