SEGURANÇA

Brasil é campeão em clonagem de cartões na América Latina

Convergência Digital ... 12/09/2017 ... Convergência Digital

Segundo divulgou nesta terça, 12/9, a Kaspersky Lab, o Brasil é o país líder em clonagem de cartões em pontos de vendas (POS) na América Latina, responsável por 77,37% dos ataques dedicados a região. Na sequência, está o México com cerca de 11,6% dos ataques a cartões.  

Segundo a empresa, mais de 22% da população adulta da região possui, pelo menos, um cartão de crédito e 72% das transações de pagamento da América Latina são feitas nesse formato. 

O estudo analisou os anos de 2015 e 2016 e calculou terem sido realizados cerca de 1,3 mil ataques em pontos de venda em toda América Latina. Segundo a empresa de antivírus, o malware para ponto de venda possui funções de “raspagem” da memória RAM, que tem como objetivo coletar dados importantes do cartão. 

“Os criminosos que clonaram esses cartões utilizaram o malware Dexter – um open source disponível gratuitamente na internet – para realizar os golpes. Esse número aumentou para 1 mil ataques apenas nos primeiros oito meses de 2017, principalmente por conta do malware NeutrinoPOS – encontrado pela primeira vez em 2015 e que também é utilizado em ataques de negação de serviços (DDoS).” 

“Como resultado das clonagens, os criminosos revendem as informações dos cartões que foram clonados em pontos de venda no mercado underground”, diz o analista de segurança sênior da Kaspersky Lab Fabio Assolini. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do PIS no WhatsApp atinge mais de 116 mil pessoas em 24 horas

Hackers estão agindo oportunamente por meio de dois links maliciosos que oferecem a suposta possibilidade de consultar o saldo a ser recebido.

Defesa nacional fará exercício de guerra cibernética com setores nuclear e financeiro

Exercício Guardião Cibernético envolverá Angra I e II, Nuclebrás, Banco Central, Bovespa e bancos privados.

Hackers repaginam golpe usando o Uber no Brasil

Campanha é antiga, mas ganhou nova roupagem para despertar o interesse do usuário com um suposto desconto de R$ 100 nos serviços do app de transporte.

Oi lança plataforma para mitigar ataques à rede de dados corporativa

Batizada de Gestão Integrada de Serviços, a plataforma permite o gerenciamento integrado de serviços e dá alertas de detecção de intrusos e registros de interações e informações trafegadas.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G