INOVAÇÃO

Cielo adota inteligência artificial para reduzir a perda de clientes

Por Roberta Prescott ... 13/09/2017 ... Convergência Digital

Diante do senso de urgência para inovar, a Cielo começou sua jornada de evolução digital com base em três prerrogativas: ouvir o cliente, engajamento e cultura e desenvolvimento ágil. "Estávamos acostumados a fazer as coisas no nosso ritmo, mas não é mais assim. Mudamos como a companhia que cria produtos de um modelo fechado de funil da inovação para um modelo que coloca o cliente no centro, e matamos a área de inovação. Agora inovar é dever de todos", destacou Diego Feldberg, diretor de produtos digitais e inovação da Cielo, durante abertura do SAP Fórum 2017, realizado em São Paulo.

Entre os resultados, a companhia criou uma plataforma aberta, a Cielo Lio, para receber a colaboração de qualquer um que tenha ideia relacionada a meios de pagamentos. "As máquinas tinham um propósito único e atendiam à borracharia e ao Fasano da mesma maneira. Mas isto vai mudar para atender às diferentes necessidades dos diversos clientes", disse.

Outra vertente de inovação na Cielo é o uso de inteligência artificial, com SAP Leonardo, para reduzir fraudes nos pagamentos. "O sistema faz correlação de dados, como georreferenciamento do celular, e mostra se é uma transação de risco elevado por meio", explicou. A Cielo também está usando big data analytics para cruzar dados da empresa com padrões do Leonardo para identificar clientes suscetíveis a churn.

Outro exemplo é o uso de internet das coisas para acompanhar melhor as máquinas nos pontos de vendas de modo a ser mais preditivo, por exemplo, antecipando a necessidade de manutenção ou identificando aparelhos com problemas. "Usamos SAP Leonardo para criar soluções e ganhar eficiência no dia a dia", resumiu.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Lei de Informática: MCTIC atualiza regras para aporte de verba de P&D

Resolução da Secretaria de Políticas Digitais aponta regras gerais e específicas para Instituições de Ensino e Pesquisa, Centros ou Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, além de Incubadoras.

Inovação: A luta para transformar uma ótima ideia em um produto no Brasil

Em 2017, o projeto Meu Guia, voltado para dar autonomia a atletas cegos, ficou em 2º lugar em competição internacional. Até agora, não saiu do papel, mas a ideia evoluiu para outro produto, o smart viber.

Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Com conceito amplo do que vale como inovação, programa batizado Cidades Inovadoras promete linhas de financiamento descentralizadas aos municípios.

FAPERJ prioriza quitação de dívidas com startups

Diretor de Tecnologia da entidade de pesquisa, Maurício Guedes, lamenta o fato de o Brasil não ter conseguido, até agora, estabelecer uma conexão entre a Academia e comunidade empresarial.

Inovação determinou um novo modelo mental na área de TI

Para Fábio Moraes, CIO da Aliansce Shopping Centers, que tem sobre o seu chapéu 31 shopping centers com mais de 6000 lojas, a TI catalisa a pressão pela inovação. "E nem sempre a Tecnologia é quem puxa", observa.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G