INOVAÇÃO

Cielo adota inteligência artificial para reduzir a perda de clientes

Por Roberta Prescott ... 13/09/2017 ... Convergência Digital

Diante do senso de urgência para inovar, a Cielo começou sua jornada de evolução digital com base em três prerrogativas: ouvir o cliente, engajamento e cultura e desenvolvimento ágil. "Estávamos acostumados a fazer as coisas no nosso ritmo, mas não é mais assim. Mudamos como a companhia que cria produtos de um modelo fechado de funil da inovação para um modelo que coloca o cliente no centro, e matamos a área de inovação. Agora inovar é dever de todos", destacou Diego Feldberg, diretor de produtos digitais e inovação da Cielo, durante abertura do SAP Fórum 2017, realizado em São Paulo.

Entre os resultados, a companhia criou uma plataforma aberta, a Cielo Lio, para receber a colaboração de qualquer um que tenha ideia relacionada a meios de pagamentos. "As máquinas tinham um propósito único e atendiam à borracharia e ao Fasano da mesma maneira. Mas isto vai mudar para atender às diferentes necessidades dos diversos clientes", disse.

Outra vertente de inovação na Cielo é o uso de inteligência artificial, com SAP Leonardo, para reduzir fraudes nos pagamentos. "O sistema faz correlação de dados, como georreferenciamento do celular, e mostra se é uma transação de risco elevado por meio", explicou. A Cielo também está usando big data analytics para cruzar dados da empresa com padrões do Leonardo para identificar clientes suscetíveis a churn.

Outro exemplo é o uso de internet das coisas para acompanhar melhor as máquinas nos pontos de vendas de modo a ser mais preditivo, por exemplo, antecipando a necessidade de manutenção ou identificando aparelhos com problemas. "Usamos SAP Leonardo para criar soluções e ganhar eficiência no dia a dia", resumiu.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Opinião
Por que devemos projetar chips no Brasil?
Rogério Moreira e Murilo Pessatti*
Opinião
BNDES e o impacto na Inovação
Cláudia Trindade Prates, João Paulo Pieroni e Luciano Machado*

Uber: São mais de 1000 decisões judiciais favoráveis ao negócio no Brasil

Diretora Jurídica da empresa, Mariana Barbosa, diz que temer a regulamentação, mas ela precisa ser 'justa para não inviabilizar o modelo de negócios'.

CADE faz estudo favorável ao Uber e sugere desregulamentação para táxis

O Departamento de Estudos Econômicos -DEE - elaborou uma nota técnica onde defende a economia de compartilhamento como benéfica para consumidores e ofertantes.

TOTVS é a única empresa de TI do Brasil em ranking global de Inovação

Estudo com 1 mil empresas que mais investem em P&D no mundo inclui outras três empresas nacionais: Petrobras, Vale e Embraer. Amazon, Alphabet (Google), Intel e Samsung lideram. Indústrias de tecnologia, automotiva e saúde concentram 61% dos aportes.

Inovação: Governo investe menos, empresas um pouco mais. Recursos caem R$ 2,8 bilhões

Dados são do MCTIC e compara 2015 a 2014. Pedidos de patentes seguem caindo no País.

TCU usa robô para fazer varredura diária de irregularidades

Alice, de ‘análise de licitações e editais’, rastreia documentos e atas do Comprasnet, o portal de compras públicas do governo federal,. Cruzamento de dados avalia valores, exigências e fornecedores para enviar alertas. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G