GESTÃO

Robôs agilizam a emissão de guias da previdência social

Por Roberta Prescott ... 12/09/2017 ... Convergência Digital

A automatização de processos via robotização (ou RPA, da sigla em inglês para robotic process automation) tem se mostrado eficiente para aumentar a produtividade e melhorar os controles. Em sua palestra durante o SAP Fórum, realizado dias 12 e 13/9 em São Paulo, Fernando Capovilla, gerente de competitividade e automação da Capgemini Brasil, reforçou a necessidade de, antes de robotizar um processo, verificar se o mesmo está adequado. Caso contrário, enfatizou, "robotiza-se um problema".

A robotização de processos consiste em um conjunto de tecnologias que usam o software como um "FTE virtual" para manipular as aplicações existentes (por exemplo, CRM, ERP) da mesma forma que uma pessoa completa um processo. Isto ajuda a eliminar ou a reduzir a intervenção humana na execução de tarefas e na tomada de decisões.

Entre as funcionalidades-chave estão a integração de sistemas comerciais não intrusivos, principalmente, por meio da interface do usuário; a agregação de dados e consolidação de diversos sistemas; execução de regras de negócio baseado em definições ou autoaprendizado; lista de atividades e fila de execução que podem ser executados por um robô e monitoramento de atividade que captura e analisa os dados sendo organizado por um orquestrador.

Para evitar que isso ocorra, a Capgemini criou uma metodologia de análise dos processos. Batizada de ESOAR, o método inclui eliminar o que não agrega valor para fazer o balanceamento do volume de trabalho; padronizar o que esteja maduro; otimizar os processos para diminuir o tempo de execução das atividades e obter ganho de agilidade na execução de relatórios; automatizar os processos por meio de ferramentas de mercado e, por fim, robotização. Ou seja, pegar a atividade manual do processo, que é repetitivo e baseado em regras, e robotizá-lo para eliminação de atividades manuais com foco na revisão de acuracidade. "Saltar essas etapas significa robotizar um problema. Por isto, antes de robotizar, é preciso passar por todas elas."

Entre os casos de uso, Capovilla relatou o uso de robôs para emissão de guias de previdência social. Para isto, faz-se a quebra de captcha automática, não sendo necessária a interação manual para tal tarefa. "A geração de guia fica 100% automatizada. Há redução significativa no tempo de processamento", disse, relatando o caso de um cliente que conseguiu diminuição de 60% no esforço total no tempo de execução. "Antes era humano; agora só robôs."

Para Capovilla, estamos vivendo um momento de revolução das atividades e a robotização vai impactar muito todas as atividades. "Na área médica, por exemplo, a robotização está sendo fortemente utilizada e agora estamos vendo ela ser distribuída para outras atividades, como BPO. Hoje dentro da Capgemini temos mais de cem robôs no Brasil operando em diversas tecnologias."

No entanto, o especialista alerta: nem todos os processos estão aptos para automação. Antes de aplicar RPA a empresa precisa se fazer algumas perguntas, tais como se a atividade é manual e repetitiva; se é baseada em regras; se possui entrada de dado eletrônico se tem entradas padrões/padronizadas; e se baixa taxa de exceção.


Justiça diz que smartphone e notebook não podem ser retidos pela Receita na volta de viagem ao exterior

O entendimento é da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao declarar nula uma apreensão e determinar que o fisco libere o equipamento para a sua proprietária.

Rio de Janeiro proíbe ligação de telemarketing fora do horário comercial

Nova lei também proíbe ligações feitas de números privativos e exige que os operadoras de telemarketing identifiquem a empresa logo no início da chamada. Medida entra em vigor daqui a 120 dias.

Serpro adota seguro para cobrir má gestão

Desde o dia 8/12, o Serpro passou a adotar o "Seguro de Responsabilidade Civil", para eventual indenização que dirigentes da estatal sejam obrigados a pagar, em virtude de erros administrativos e má gestão. O valor de cobertura do seguro será de R$ 30 milhões (1% do patrimônio da empresa). Funcionário abaixo do cargo de superintendente não goza do benefício.

Governo tem versão 2018 do ePING

Padrões de interoperabilidade são obrigatórios para todos os órgãos federais integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação.

Nas PMEs, 93% não estão prontas para implantar o eSocial

Pesquisa mostra que a maioria das médias e pequenas empresas ainda não assimilou as consequências de não se adaptarem ao novo regime fiscal, em vigor a partir de janeiro de 2018. Empresas consideram caro o custo de implementação do regime.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G