INOVAÇÃO

BRF usa IoT e blockchain para rastrear a cadeia de suprimentos

Por Roberta Prescott ... 13/09/2017 ... Convergência Digital

Digitalização e Transformação digital para a BRF, fruto da fusão da Sadia e Perdigão, significam, sobretudo, como integrar a cadeia de suprimentos, desde a criação, produção, distribuição até o varejista, e como controlar todas as etapas para garantir melhor qualidade dos alimentos. Para isto, a companhia está usando diversas tecnologias e conceitos, como blockchain e internet das coisas.

"Quando pensamos em digitalização, o item número 1 é como vamos garantir a melhor qualidade aos alimentos, ou seja, como pode melhorar a rastreabilidade e o monitoramento de como os alimentos são criados —, por exemplo, se a ração é a correta. O item número 2 é o outro lado do negócio que é como melhorar a qualidade do serviço para os clientes, como entrego melhor, como otimizo o custo para o cliente. É uma cadeia completa, de um lado o serviço ao cliente e do outro a produção", enfatizou Ney Santos, CIO Global da BRF, durante sua participação no SAP Fórum 2017, em São Paulo.

Santos defende que o diferencial competitivo da BRF é ter a cadeia integrada e para isto a automação tem um papel fundamental. Como exemplo, o CIO citou que antes da experimentação de internet das coisas, as fazendas eram fiscalizadas somente quando os veterinários as visitavam para fazer a auditoria do tratamento dos animais. Um dos projetos que a BRF está pilotando é o uso de sensores para monitorar itens como temperatura do ambiente e ração em tempo real. Desta maneira, qualquer desvio é captado em tempo real e não apenas na visita do veterinário. "Isto garante maior eficiência à cadeia. No agronegócio, a adoção de internet das coisas é muito transformador", disse Santos.

A empresa também tem projeto de blockchain para rastrear os alimentos do campo até o cliente. "Em uma indústria de desmonte —desmontamos o frango em uma série de coisas —, a rastreabilidade é complexa. Estamos usando blockchain para isto. Este mês temos case com um varejista, que não posso divulgar o nome. E pelas embalagens, por meio de QR code, os clientes poderão ver a cadeia toda", disse.

Santos enfatizou que a transformação digital para BRF é obter a automação industrial, ter o apontamento da produção automatizado com internet das coisas e as granjas automatizadas com sensores para tomar as decisões em tempo real usando big data. "Para a indústria de alimentos a maior oportunidade está na conexão da cadeia; é o somatório dos planejamentos que dá eficiência à cadeia. E temos uma oportunidade gigantesca por meio de inteligência artificial para ter ganho de eficiência enorme," finalizou o executivo.


Cloud Computing
MP do DF quer saber se dados de brasileiros vazaram de empresa de DNA

Dados de mais de 92 milhões de usuários no mundo foram vazados na MyHeritage. “Dados genéticos nas mãos de seguradoras, planos de saúde e birôs de crédito são capazes de causar danos aos cidadãos, que serão onerados por conta da probabilidade do aparecimento de doenças”, disse o promotor de Justiça, Frederico Meinberg.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Prefeitura de São Paulo lança prêmio para fomento à inovação

Premia Sampa irá destacar ideias inovadoras para a gestão eficiente da cidade e boas práticas da administração municipal.

Robôs viram os novos fiscais do Governo

Rival do WhatsApp, gaúcha Rocket.chat interliga 150 mil servidores

Plataforma de mensageria corporativa contabiliza 10 milhões de usuários. Até final do ano, a empresa vai lançar uma solução para transações via chat.

Blockchain é a globalização para países como o Brasil

"Blockchain tem de ser pública e open source para abrir oportunidades", sustenta o empreendedor Henry Liu, que, hoje, vive em Austin, no Texas, mas já morou na China e no Japão.

camara-e.net contabiliza 78 insurtechs em atividade no Brasil

Crescimento no segmento ficou acima de 200% nos últimos 12 meses. Em 2017, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônica somava 25 insurtechs, que são as fintechs do mercado de seguros.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G