TELECOM

Anatel diz que plano de numeração para provedores SCM virá em 2018

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/09/2017 ... Convergência Digital

Provedores regionais de acesso a internet voltaram a exigir um plano de numeração para o Serviço de Comunicação Multimídia junto à Anatel e a promessa é de que uma norma sobre esse tema vai avançar em 2018. “Isso está claramente mapeado. Sabemos que é um pleito antigo do setor, mas agora é a oportunidade de fazermos isso mesmo”, afirmou o gerente de regulação da agência, Nilo Pasquali. 

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações aproveitou a realização, nesta quinta, 14/9, de uma audiência pública sobre o novo regulamento geral de numeração para voltar ao tema, que na prática aguarda 15 anos por um tratamento do regulador. 

“A discussão sobre plano de numeração do SCM não pode ser tratada de forma secundária pela Anatel. Não é uma nova necessidade, como a internet das coisas, mas um pleito antigo. O pleito permanece e o assunto deve ser realinhado ao regulamento geral de numeração e à convergência de serviços em redes IP”, defendeu o gerente executivo da Abrint, Helton Posseti.

Segundo o coordenador de numeração da agência, Affonso Ribeiro, “numeração não é uma coisa tão difícil de projetar ou planificar, o mais difícil são as regras de interconexão. Não posso ter um plano de numeração sem antes ter a regra de como vai funcionar essa nova nuvem em relação as nuvens já existentes. Isso está avançado e já em 2018 teremos uma Análise de Impacto Regulatório, além da fase 3 desses regulamentos de numeração, sobre serviços”. 


Oi sobe o tom e diz que acusações da AIDMIN são 'irresponsáveis e vazias'

Em nota oficial, operadora diz que foram proferidas acusações desprovidas de fundamentos pela 'suposta representante de minoritários' e diz que "os ataques não passam de denúncias vazias lançadas irresponsavelmente, contra a companhia".

Justiça impõe derrota aos acionistas minoritários da Oi

Determinação é para que Junta Comercial e CVM desconsiderem decisões da Assembleia Geral que mudou diretoria. 

Senado atrela renovação de outorgas ao bloqueio de celular em presídio

Projeto prevê uso do Fundo Penitenciário Nacional para a instalação dos bloqueadores, mas emenda admite que o custo seja repassado às operadoras e que licenças só sejam renovadas se medida for aplicada. 

AT&T prepara a venda do controle da Sky no Brasil

Operadora norte-americana teria pedido aos órgãos reguladores um pedido de IPO para vender suas ações na DirecTV Latin America, dona da Sky Brasil, ainda no primeiro semestre. A Sky está no segundo lugar no mercado de TV paga no Brasil.

Governo pede aprovação do PLC 79/16 em mensagem ao Congresso

“Faz-se necessária uma reforma regulatória que busque atualizar a legislação em vigor, visto que a concessão de telefonia fixa se torna cada dia menos atrativa, gerando riscos para a continuidade do serviço”, sustenta o Executivo.

TIM se prepara para sair da 'zona de conforto' na banda larga fixa

Operadora planeja ir além dos mercados do Rio de Janeiro e de São Paulo, revelou Stefano De Angelis. Ultra banda larga é uma janela de oportunidade para não ser perdida.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G