TELECOM

Ministro, Anatel e teles vão ao STF pedir pela Nova Lei de Telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/09/2017 ... Convergência Digital

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, liderou novamente a comitiva de empresários de telecomunicações, agora, ao Supremo Tribunal Federal, mas com o mesmo objetivo: fazer voltar a andar o projeto de lei que muda as regras do setor e permite a transformação das concessões de telefonia em autorizações.

“Foi feita uma visita ao ministro Alexandre de Moraes e uma solicitação de encaminhamento para análise do caso. Ele agradeceu a visita e disse que iria apreciar a questão”, revelou o presidente da Anatel, Juarez Quadros. O encontro teve representantes das principais operadoras, além de seu sindicato nacional.  

Diante do limbo em que se encontra o PLC 79/16 desde fevereiro, não deixa de ser um avanço, especialmente depois que uma saída política foi peremptoriamente descartada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, para quem “esse projeto não está no Senado, está no STF”. 

A ação no STF é um Mandado de Segurança movido por 12 senadores que questionaram a tramitação dada ao projeto de lei no fim do ano passado. Aprovado somente em uma comissão especial, o PLC 79/16 foi alvo de três recursos para encaminhamento ao Plenário do Senado. Mas o então presidente da Casa, Renan Calheiros, decidiu encaminhar o projeto à sanção presidencial assim mesmo. O que impediu foi a liminar do STF. 

A cautelar, então do ministro Luís Roberto Barroso, determina “que o Projeto de Lei da Câmara no 79, de 2016, retorne ao Senado Federal para apreciação formal dos recursos interpostos pelos Senadores impetrantes e para que não seja novamente remetido à sanção presidencial até o julgamento final deste mandado de segurança ou ulterior decisão do Relator do feito após o recebimento da decisão da autoridade impetrada sobre os recursos interpostos”.

Apesar dessa possibilidade de análise efetiva dos recursos pela presidência do Senado, Eunício Oliveira não quer ouvir falar do assunto. E disse ao ministro Gilberto Kassab e empresários do setor que vai aguardar uma definição do Supremo antes de qualquer novo posicionamento sobre o PLC 79/16.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.

GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

Apesar de iniciativas em investir nesse campo, estudo da associação destaca que licenciamento de conteúdo é caminho mais realista para teles.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G