TELECOM

Novo plano de banda larga prioriza fibra óptica nas cidades sem rede

Luís Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 20/09/2017 ... Convergência Digital

Está pronta a minuta de Decreto com as diretrizes para investimentos em redes de telecomunicações. A ideia dos técnicos do MCTIC é colocar em consulta pública assim que houver definição de agenda do ministro Gilberto Kassab, o que é esperado acontecer ainda na primeira quinzena de outubro, com data provisória no dia 10. O marco central é a determinação de que a prioridade será a construção de redes de transporte em fibra óptica naqueles municípios onde elas ainda não existem. 

“O critério preferencial é de localidades que ainda não têm atendimento, não tem backhaul de fibra, que não têm rede 3G ou 4G. Dentre essas cidades, a priorização será em função da maior população potencial beneficiada”, afirmou o diretor do departamento de banda larga do MCTIC, Artur Coimbra, durante o Painel Telebrasil 2017.

Ele faz questão de ressaltar que essa diretriz não deve ser confundida com a implantação de redes nas maiores cidades. “A prioridade não será levar rede para a Avenida Paulista. Não é São Paulo, Rio ou Belo Horizonte, mas cidades que não têm rede. Pelos mapas do Ipea isso significa cidades no Norte e no Nordeste”, emendou.

Como ele mesmo admite, o critério encontra resistências do Tribunal de Contas da União. “O receio do TCU é que estejamos levando redes onde as operadoras já levariam naturalmente. Mas não é isso, porque todos os projetos envolvidos são aqueles que envolvem VPL negativo.” 

Nessa linha, as principais diretrizes são: 1) cidades, vilas e aglomerados rurais que ainda não disponha de infraestrutura [backhaul de fibra]; 2) redes de acesso em banda larga móvel [vilas, aglomerados rurais, rodovias federais com, no mínimo, tecnologia 3G, cidades pelo menos 4G]; 3) redes de acesso em banda larga fixa. 

Coimbra sustenta que as diretrizes valem para quais sejam os recursos que vierem a estar disponíveis. Mas admite que no momento o principal instrumento nesse sentido é o PLC 79/16, que prevê a adaptação de concessões em autorizações. “O Decreto não vai esperar a aprovação do projeto, mas a definição de diretrizes deve facilitar a aprovação do PLC 79/16”, disse.Assistam a entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.


Internet Móvel 3G 4G
Algar Telecom é a primeira tele a lançar plano com dados ilimitados

O custo do plano é de R$ 99,00 por mês e exige, em contrapartida, uma fidelidade de 12 meses. O consumo dos dados pode acontecer dentro ou fora da área de cobertura da operadora.

Teles: bloqueio após o fim da franquia não afronta o Marco Civil da Internet

Em nota oficial, o SindiTelebrasil diz que a "A PROTESTE insiste em querer fazer prevalecer a sua interpretação equivocada sobre a legislação aplicável à Internet".

Oi desembolsa R$ 51 milhões para pagar cerca de 500 credores

Operadora pagou as credores que fizeram a escolha da opção de pagamento em fevereiro. "Este é mais um passo no cumprimento da recuperação judicial", afirma o presidente da companhia, Eurico Teles.

Fox obtém vitória na Justiça do Uruguai e tenta replicar no Brasil decisão contra pirataria

Segundo um relatório da NetNames, de 222 milhões de usuários da internet na América do Sul, 110 milhões acessam conteúdos piratas.

Anatel impõe ligação gratuita à Oi em orelhões em 12 estados

Anatel já adota a medida há seis anos, quando verificou que aproximadamente metade dos orelhões do país não funcionava.

Preterida pelas teles, faixa de 450 MHz está na mira do setor elétrico

Elétricas e Anatel discutem destinação desta e outras faixas em caráter primário para as empresas de utilities. “Precisamos de 10 MHz. E pelo menos seis fornecedores no Brasil têm equipamentos em 450 MHz e outras faixas”, diz Ronaldo Santarem, da UTC AL.

Celular já virou a primeira tela do consumidor na América Latina

Segundo estudo global da Ooyala, da Telstra, a proporção de vídeos assistidos em dispositivos móveis chegou a 60%, com larga preferência pelos smartphones, principalmente na região.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G