Convergência Digital


Cientistas de dados: muito prazer, vocês são os profissionais do futuro

Por Carmen Lúcia Nery e Pedro Costa - 27/09/2017

As profissões do futuro muito provavelmente serão aquelas associadas a manipulação ou gestão e análise dos dados, à criação de algoritmos, que vão originar os chamados cientistas de dados. Mas em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 15ª Rio Info, o professor da FGV/Direito e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, Pablo Cerdeira, diz que as novas funções não chegam para ‘matar’ todas as demais.

“Fica claro que algumas profissões vão desaparecer. Vivemos na era da evolução tecnológica, mas ainda temos ascensoristas. Há que se imaginar que cada vez mais se demandarão profissionais com diferentes skills, ou perfil multidisciplinar, mas sempre será necessário o especialista”, frisou. Cerdeira observou ainda que a FGV Direito vem estimulando a dupla graduação para que os alunos conciliem o curso de direito com o de matemática ou economia para ampliar a visão e estimular novas habilidades mentais.

Da mesma forma, pontuou o especialista, é salutar trazer para o quadro de professores, profissionais do mercado capacitados para agregarem valor em inovação e criatividade. “Esse professor não pode ter formação exclusivamente acadêmica”, diz. Cerdeira diz que esse movimento implica mudança no modelo educacional. Assistam a entrevista.


Rio Info 2017 - clique aqui e confira a cobertura completa.

Cortar dinheiro de P&D e Inovação é a falência do Brasil

O desinvestimento em Ciência, Tecnologia e Inovação terá consequência irrecuperável para o futuro do País, afirmam Sergio Paulo Gallindo, da Brasscom, Edgar Serrano, da Fenainfo, Benito Paret, do TI Rio, Rubén Delgado, da Softex e o deputado e ex-ministro, Celso Pansera.

leia mais
Juventude do Rio de Janeiro embarca na era da TI

A 15ª do Rio Info teve como característica demarcar o espaço do Rio de Janeiro no cenário nacional de TI. Geração de negócios projetada é da ordem de R$ 10,7 milhões. 16ª edição será em setembro de 2018.

leia mais
Cientista de dados: profissão exige mente aberta e coração no trabalho

Para professor da PUC/Rio, qualquer especialista pode atuar como cientista de dados. "Basta falar a língua dos dados".

leia mais
Mundo 3.0 é a virada da qualidade sobre a quantidade

Para historiador Carlos Nepomuceno, a reputação digital é o desafio maior dessa nova era da tecnologia.

leia mais
Rio de Janeiro: enfrentar a crise passa pelo maior uso da TI

O Rio de Janeiro possui ativos intelectuais e físicos muito interessantes para fazer negócios, observa Renato Regazzi, gerente da área de Grandes Empreendimentos do Sebrae/Rio de Janeiro.

leia mais

Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2017 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site