Convergência Digital


FINEP: Fundo do software não corre risco de ser contingenciado pelo Governo

Por Carmen Lúcia Nery e Pedro Costa - 27/09/2017

Não há risco de o fundo de desenvolvimento para o software, em negociação entre a FINEP e o Ministério de Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), vir a sofrer contingenciamento ou ser capturado pelo governo a exemplo do que ocorre com o Funttel e o Fust, criados para Telecomunicações, assegurou Márcio Girão, diretor de inovação da Finep.

Ele argumenta que o fundo será criado com recursos privados da contrapartida dos benefícios da Lei de informática. A expectativa é de que o fundo renderia cerca de R$ 700 milhões para o desenvolvimento de software.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 15ª do Rio Info, Girão destacou a importância da Finep para o sistema de fomento do país e projetou uma atuação ainda mais estratégia da instituição, que em 2017, comemora 50 anos de atividade.

Em relação ao fim da TJLP, Girão acredita que não haverá impacto nas linhas de financiamento da agência, uma vez que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) não foi atingido pela lei que instituiu a TLP. Segundo ainda o diretor de Inovação da agência de fomento do MCTIC, a questão está sendo discutida internamente. Assistam a entrevista.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Rio Info 2017 - clique aqui e confira a cobertura completa.

Cortar dinheiro de P&D e Inovação é a falência do Brasil

O desinvestimento em Ciência, Tecnologia e Inovação terá consequência irrecuperável para o futuro do País, afirmam Sergio Paulo Gallindo, da Brasscom, Edgar Serrano, da Fenainfo, Benito Paret, do TI Rio, Rubén Delgado, da Softex e o deputado e ex-ministro, Celso Pansera.

leia mais
Juventude do Rio de Janeiro embarca na era da TI

A 15ª do Rio Info teve como característica demarcar o espaço do Rio de Janeiro no cenário nacional de TI. Geração de negócios projetada é da ordem de R$ 10,7 milhões. 16ª edição será em setembro de 2018.

leia mais
Cientista de dados: profissão exige mente aberta e coração no trabalho

Para professor da PUC/Rio, qualquer especialista pode atuar como cientista de dados. "Basta falar a língua dos dados".

leia mais
Mundo 3.0 é a virada da qualidade sobre a quantidade

Para historiador Carlos Nepomuceno, a reputação digital é o desafio maior dessa nova era da tecnologia.

leia mais
Rio de Janeiro: enfrentar a crise passa pelo maior uso da TI

O Rio de Janeiro possui ativos intelectuais e físicos muito interessantes para fazer negócios, observa Renato Regazzi, gerente da área de Grandes Empreendimentos do Sebrae/Rio de Janeiro.

leia mais

Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2017 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site