Convergência Digital - Home

Hospital Sírio-Libanês usa cloud da Amazon para Inteligência Artificial e big data

Convergência Digital
Convergência Digital* - 10/10/2017

O Hospital Sírio-Libanês vai usar a plataforma de cloud computing da uAmazon Web Services (AWS) para apoiar seus projetos de inovação e desenvolvimento na área da saúde. "Estamos dando os primeiros passos em prol de um movimento que visa impactar o setor da saúde de forma integral, criando novas alternativas de acesso à saúde", explica Rogério Caiuby, diretor de estratégia do Hospital Sírio-Libanês.

O programa de transformação digital da entidade assistencial contempla o uso das ferramentas de serviço em nuvem da AWS para apoiar, inicialmente, projetos específicos da instituição, como a plataforma de Inteligência Artificial a partir de Big Data. A capacidade superior de processamento de dados da plataforma permite avaliar informações com maior rapidez e precisão, extraindo dados relevantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como para a adoção de novos processos no atendimento médico-hospitalar.

Essa aplicação, que já foi colocada em prática com a análise de dados dos tratamentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital, permitiu criar processos para priorizar internações de casos mais graves na primeira hora do paciente na Unidade, a partir de novas métricas extraídas da inteligência coletiva do atendimento.
Os sistemas de gestão em nuvem serão usados também para potencializar os projetos de telemedicina do Sírio-Libanês, umas das principais ferramentas para expandir cada vez mais o acesso à saúde de qualidade. Esse formato possibilita que o Hospital dissemine sua experiência com instituições públicas e privadas.

O Sírio-Libanês e a Amazon Web Services iniciaram o trabalho de colaboração há alguns anos com o projeto de bioinformática, no qual os genomas de tumores são analisados a partir de bancos de dados mundiais, como o The Cancer Genome Atlas (TCGA) e o 1000 Genomes. A informação oriunda dessa análise é trabalhada dentro do Sírio-Libanês, abrindo diversas teses de projetos de estudo. Um dos frutos dessa colaboração será lançado ainda este ano. 

Após mais de 4,5 mil genomas de tumores estudados, o Hospital está pronto para lançar uma nova ferramenta de medicina de precisão. "A partir da análise do genoma do tumor do próprio paciente, que será feito dentro do Sírio com a colaboração do serviço de cloud computing da AWS, poderemos oferecer uma medicina individualizada e específica para cada paciente, otimizando os prognósticos", explica Pedro Galante, pesquisador responsável pelo projeto de bioinformática da organização.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.
3ª Semana da Inovação 2017
Huawei se prepara para ser fornecedor de nuvem pública do governo

Empresa planeja se tornar um dos principais fornecedores de computação em nuvem do governo brasileiro, a partir do fortalecimento de uma estrutura local.


Destaques
Destaques

STJ condena compartilhamento de dados de clientes entre os bancos

Foi mantida a condenação do HSBC. Tribunal considerou abusiva cláusula que não permite ao correntista optar se quer ou não abrir mão de seus dados.

Confaz tributa software em nuvem e streaming como Netflix

Decisão foi tomada em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária. Regra entra em vigor a partir de março de 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?

Empresas de TI ou organizações dependentes dela?

Por Paulo de Godoy*

Considerada parte do ‘guarda-chuva’ da Inteligência Artificial, a Machine Learning vem crescendo e ganhando força à medida que o volume de dados explode.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site