Convergência Digital - Home

Software na nuvem passa a pagar ISS no Rio de Janeiro

Convergência Digital
Convergência Digital* - 16/10/2017

Os serviços de streaming — como Netflix e Spotify — prestados no Rio de Janeiro sofrerão acréscimo de ISS a partir desta segunda-feira (16/10). A ampliação da incidência do imposto foi decretada com a publicação da Lei 6.263/2017 no Diário Oficial da capital fluminense.

A norma insere no rol de incidência do ISS serviços de “processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação, entre outros formatos, e congêneres”. Também garante a cobrança do ISS sobre atividades de “disponibilização, sem cessão definitiva”, desses conteúdos.

Apesar da mudança, estão livres de ISS livros, jornais e periódicos. Por outro lado, também foram incluídos para tributação serviços relacionados à “elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos”. A alteração vale “independentemente da arquitetura construtiva da máquina em que o programa será executado” e compreende tablets e smartphones.

Nem os ônibus, as balsas e o metrô da capital fluminense escaparam do ISS. A nova norma incluiu ainda serviços de transporte coletivo de passageiros rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário, além de outras atividades de transporte de natureza municipal.


Destaques
Destaques

Salesforce: blockchain é a resposta para retomada da confiança digital

Blockchain vai trazer mais rapidez, eficiência e transparência, sustenta o o diretor de Marketing da Salesforce para a América Latina, Daniel Hoe. Empresas brasileiras já testam a solução da Salesforce.

Banestes investe na nuvem para vender serviços digitais em todo o Brasil

Banco público do Espírito Santo conduz uma transformação de sistemas para a oferta de novos produtos, mas o CIO, Silvio Grillo, diz que a mudança cultural é tão relevante quanto a tecnologia.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site