GOVERNO » Legislação

Acordo no Senado prevê votação da Lei do Uber em 24 de outubro

Luís Osvaldo Grossmann* ... 19/10/2017 ... Convergência Digital

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou um acordo de líderes para que a votação do PLC 28/17 seja feita em sessão extraordinária da Comissão de Ciência e Tecnologia na próxima terça, 24/10. O projeto regulamenta os aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99 no país. 

Se não houver consenso sobre o texto na comissão, deverá ser votado um requerimento de urgência para levar a discussão imedi atamente ao Plenário da Casa. “Aí todos os senadores vão discutir e eu creio que se pode chegar a um entendimento ou, não chegando, eu proponho que se coloque em votação o relatório do senador Pedro Chaves ou o projeto que veio lá da Câmara”, disse o presidente do Senado

O projeto aprovado na Câmara como 5587/16, na prática mata esses aplicativos ao exigir que eles se transformem em táxis, inclusive com identificação externa como tais. No Senado, além de um novo número (PLC 28/17) o projeto ganhou um substitutivo que muda completamente o conteúdo e cria um novo tipo de serviço na legislação, o transporte privado individual remunerado. 

O substitutivo foi apresentado há quase um mês mas até agora não foi votado na CCT. Quem é contrário ao novo texto quer levar a discussão diretamente ao Plenário para resgatar os termos aprovados na Câmara, que enquadram os apps como transporte público. 

* Com informações da Agência Senado


Marcelo Pagotti deixa o comando da secretaria de TIC no Planejamento

Como antecipado pelo portal Convergência Digital, Marcelo Pagotti foi exonerado da secretaria que cuida do uso das TICs, e das compras desses serviços no governo federal.

Governo aumenta obrigações e empresas sustentam mercado de certificação digital

Brasil terminou 2017 com 3,59 milhões de certificados digitais emitidos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia, responsável pela ICP-Brasil. As pessoas físicas ainda seguem resistentes ao modelo.

Consumidor com mais de três linhas telefônicas em casa pode ter de prestar contas à Justiça

Proposta de projeto de Lei foi apresentada pelo Deputado Heuler Cruvinel (PSD/GO), com o intuito de reprimir golpes telefônicos. Se passar, as operadoras de telefonia tereão de notificar as autoridades de segurança em até 48 horas.

Brasil é reprovado nas ações políticas e tributárias de incentivo à Inovação

País ficou em 32º em 38 posições possíveis em ranking mundial, feito pela Consumer Technology Association (CTA). Foi baixa também a pontuação em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e na própria formação de capital humano.

Carteira de trabalho digital tem mais de 110 mil downloads

Foram 2,6 mil downloads por dia desde o final de novembro quando o aplicativo foi lançado. A maior parte dos downloads foi para o Android.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G