INCLUSÃO DIGITAL

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 19/10/2017 ... Convergência Digital

A consulta pública aberta pelo governo nesta quarta-feira, 18/10, para discutir políticas públicas para Telecomunicações tem um efeito central: destacar, oficialmente, a inclusão digital, pontua o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Bernardes fala de um tema caro ao mercado e que estará em debate: o tratamento e compartilhamento de dados gerados a partir da digitalização dos municípios e da oferta de serviços públicos ao cidadão. "A ideia é ampliar o escopo dos dados abertos e amplificar a coleta de informações para a geração de novos produtos", reforça Bernardes.

Outro ponto significativo: Os telecentros, criados em 2008, estão de fôlego renovado e ganham novo status na estratégia. "Temos uma demanda de 2000 municípios por telecentros. São mais de 15 milhões de brasileiros que usam os telecentros. Ano a ano cresce o número de pessoas que acessa à Internet por um ponto público. Os telecentros são um ponto público e precisam estar onde a Internet ainda não é massificada", adianta Bernardes.

A consulta pública - que vai até o dia 17 de novembro - também especifica que o MCTIC é o responsável pela formação de mão de obra capacitada. "Não basta dar infraestrutura. O usuário tem de saber usar", acrescenta. Assistam a entrevista com o diretor do MCTIC, Américo Bernardes.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

Para TCU, políticas desconexas desperdiçam dinheiro com inclusão digital

Ao citar a política de Banda Larga, Tribunal observa que a falta de coordenação gera redundância, falta de isonomia e obstáculos à oferta de serviços.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G