INCLUSÃO DIGITAL

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 19/10/2017 ... Convergência Digital

A consulta pública aberta pelo governo nesta quarta-feira, 18/10, para discutir políticas públicas para Telecomunicações tem um efeito central: destacar, oficialmente, a inclusão digital, pontua o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Bernardes fala de um tema caro ao mercado e que estará em debate: o tratamento e compartilhamento de dados gerados a partir da digitalização dos municípios e da oferta de serviços públicos ao cidadão. "A ideia é ampliar o escopo dos dados abertos e amplificar a coleta de informações para a geração de novos produtos", reforça Bernardes.

Outro ponto significativo: Os telecentros, criados em 2008, estão de fôlego renovado e ganham novo status na estratégia. "Temos uma demanda de 2000 municípios por telecentros. São mais de 15 milhões de brasileiros que usam os telecentros. Ano a ano cresce o número de pessoas que acessa à Internet por um ponto público. Os telecentros são um ponto público e precisam estar onde a Internet ainda não é massificada", adianta Bernardes.

A consulta pública - que vai até o dia 17 de novembro - também especifica que o MCTIC é o responsável pela formação de mão de obra capacitada. "Não basta dar infraestrutura. O usuário tem de saber usar", acrescenta. Assistam a entrevista com o diretor do MCTIC, Américo Bernardes.


Carreira
Para geração Z brasileira, tecnologia vai tornar ambiente de trabalho mais justo

Dado curioso sobre as pretensões dos jovens: embora a maioria dos jovens (79%) observe a segurança dos dados pessoais e corporativos como uma alta prioridade, apenas 38% deles afirmam que estão fazendo tudo que podem para proteger suas informações.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Anatel vai avaliar cobertura em banda Ka para troca de 450 MHz por satélite

Com a questão ainda empatada no Conselho Diretor, área técnica da agência terá 30 dias para demonstrar qual é a capacidade real de substituição dos compromissos assumidos pelas operadoras.

Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Segundo a vice-presidente da empresa americana, Lisa Scalpone, ofertas levam em conta a realidade de cada cidade com serviços de WiFi Comunitário, mas também será direcionada para empreendedores e usuários domésticos.

UIT: Cada 10% de penetração da banda larga eleva PIB em até 1,5%

Estudo da União Internacional de Telecomunicações indica que o crescimento da banda larga móvel tem impacto mais significativo entre os países mais pobres.

Novo edital para Cidades Digitais exige compartilhamento das fibras

Edital vai beneficiar 107 municípios com R$ 64 milhões para a implantação de infraestrutura de banda larga.

Provedores devem apontar PTTs que grandes operadoras terão que conectar

Anatel quer estabelecer os critérios para definir quais os pontos de troca de tráfego deverão constar das ofertas de referencia das teles com Poder de Mercado Significativo.

Governo diz ao TCU que só Telebras tem satélite de banda larga nacional

MCTIC diz à Corte de Contas que operadoras privadas não têm condições técnicas de atender ao programa Gesac com cobertura e velocidades exigidas.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G