INCLUSÃO DIGITAL

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 19/10/2017 ... Convergência Digital

A consulta pública aberta pelo governo nesta quarta-feira, 18/10, para discutir políticas públicas para Telecomunicações tem um efeito central: destacar, oficialmente, a inclusão digital, pontua o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Bernardes fala de um tema caro ao mercado e que estará em debate: o tratamento e compartilhamento de dados gerados a partir da digitalização dos municípios e da oferta de serviços públicos ao cidadão. "A ideia é ampliar o escopo dos dados abertos e amplificar a coleta de informações para a geração de novos produtos", reforça Bernardes.

Outro ponto significativo: Os telecentros, criados em 2008, estão de fôlego renovado e ganham novo status na estratégia. "Temos uma demanda de 2000 municípios por telecentros. São mais de 15 milhões de brasileiros que usam os telecentros. Ano a ano cresce o número de pessoas que acessa à Internet por um ponto público. Os telecentros são um ponto público e precisam estar onde a Internet ainda não é massificada", adianta Bernardes.

A consulta pública - que vai até o dia 17 de novembro - também especifica que o MCTIC é o responsável pela formação de mão de obra capacitada. "Não basta dar infraestrutura. O usuário tem de saber usar", acrescenta. Assistam a entrevista com o diretor do MCTIC, Américo Bernardes.


Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Governo costura uma agenda de ações para massificar o acesso à conectividade no Brasil, entre elas está a revisão do fomento para as cidades inteligentes, revela o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Política governamental será debatida no Brasscom TecFórum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília.

Embratel instala 15 mil novos hotspots gratuitos de Wi-Fi em Pernambuco

Operadora explica que serão 12500 pontos Wi-Fi instalados em órgãos do governo do Estado e aproximadmente 3000 direcionados para praças e locais públicos. Iniciativa faz parte do programa Pernambuco Conectado, que tem investimentos previstos de R$ 180 milhões.

Para Cade, não houve abuso das teles em questionar contrato da Telebras

Estatal acusou Sindisat, Sinditelebrasil e a amazonense Via Direta de ligitância de má-fé nas disputas judiciais pelo uso do satélite nacional. Para órgão antitruste, aões não eram infundadas.

Anatel empurra para abril decisão sobre uso das sobras da TV Digital

Grupo com teles, TVs, governo e agência tem até aqui três propostas distintas de como aplicar os estimados R$ 877 milhões.

Renegociação dobra fatia da Telebras em acordo com Viasat

“Aparentemente a negociação foi conseguida e vamos analisar a proposta em pouquíssimo tempo. Temos toda a pressa para permitir que o satélite seja eficaz”, afirma o ministro do TCU, Benjamin Zymler.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G