INCLUSÃO DIGITAL

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 19/10/2017 ... Convergência Digital

A consulta pública aberta pelo governo nesta quarta-feira, 18/10, para discutir políticas públicas para Telecomunicações tem um efeito central: destacar, oficialmente, a inclusão digital, pontua o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Bernardes fala de um tema caro ao mercado e que estará em debate: o tratamento e compartilhamento de dados gerados a partir da digitalização dos municípios e da oferta de serviços públicos ao cidadão. "A ideia é ampliar o escopo dos dados abertos e amplificar a coleta de informações para a geração de novos produtos", reforça Bernardes.

Outro ponto significativo: Os telecentros, criados em 2008, estão de fôlego renovado e ganham novo status na estratégia. "Temos uma demanda de 2000 municípios por telecentros. São mais de 15 milhões de brasileiros que usam os telecentros. Ano a ano cresce o número de pessoas que acessa à Internet por um ponto público. Os telecentros são um ponto público e precisam estar onde a Internet ainda não é massificada", adianta Bernardes.

A consulta pública - que vai até o dia 17 de novembro - também especifica que o MCTIC é o responsável pela formação de mão de obra capacitada. "Não basta dar infraestrutura. O usuário tem de saber usar", acrescenta. Assistam a entrevista com o diretor do MCTIC, Américo Bernardes.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

"O cidadão é o mesmo no município, no Estado e no governo federal. Tem de existir um atendimento único. Não pode ter briga com as Prods. Esse é o nosso desafio", afirma o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Telebras considera preços defendidos pelo TCU como 'sugestão', não como 'obrigação'

Presidente da estatal, Jarbas Valente, espera concluir negociações com a Viasat antes do prazo de 90 dias determinado pelo Tribunal.

TCU libera GESAC, mas exige mudanças no contrato entre Telebras e Viasat

Tribunal de Contas reconheceu como válida a inexigibilidade de licitação pela Telebras. Também entendeu como legal o acordo firmado com a Viasat, mas exigiu uma renegociação de condições financeiras mais favoráveis.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G