INCLUSÃO DIGITAL

Apagão da TV no Rio de Janeiro é adiado para 22 de novembro

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/10/2017 ... Convergência Digital

Governo, Anatel, emissoras de TV e operadoras móveis resolveram adiar em quase um mês o desligamento dos sinais analógicos de televisão no Rio de Janeiro e outros 18 municípios próximos à região metropolitana. A pesquisa indicou que apenas 87% dos domicílios estão prontos para o ‘apagão’, abaixo portanto da meta mínima de 93%. 

“O Gired sugeriu ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que homologue o período de desligamento para que tenha início em 25/10 e vá até o dia 22/11, devendo ser realizada uma nova pesquisa nesse período. Na região, 87% dos domicílios  contam com sinal digital e 13% ainda utilizam o sinal analógico”, diz nota divulgada pelo grupo de implementação da digitalização após reunião nesta segunda, 23/10. 

O desligamento era previsto para a meia-noite de quarta, 25/10. Com a decisão, essa fase vai incluir apenas Vitória, no Espírito Santo, e região próxima, ou seja, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha, onde ficam 679.306 domicílios. Segundo a pesquisa feita pelo Ibope entre 10 e 20/10, 91% desses já estão aptos a receber apenas sinais digitais de televisão. Como o número fica dentro da margem de erro, de três pontos, o Gired manteve o ‘apagão’ como previsto. 

No Rio, pesou o percentual de lares da classe C que ainda não estão prontos. Enquanto a média era de 87% de domicílios aptos ao desligamento, nessa faixa socioeconômica específica apenas 82% estavam preparados quando a pesquisa foi concluída. 

A decisão, assim, foi recomendar ao MCTIC que repita o que se viu em Brasília, com a data inicial valendo para as emissoras públicas, mas já sabendo-se que as televisões comerciais deixarão para desligar as transmissões analógicas somente na data-limite, agora em 22/11. 

Além da cidade do Rio de Janeiro, essa fase inclui Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Ouvidoria da Anatel diz que migração da TV Digital deve virar referência global

Segundo o relatório sobre a transição, “autoridades  de nações  interessadas  no tema  têm  visitado  o Brasil  para conhecer  de perto o processo  simultâneo  de digitalização  da transmissão   da TV e  a liberação  da  Faixa  de 700 MHz “. 

TV Digital: "Feirões' de conversores atraem consumidores no interior de SP

“O brasileiro não consegue ficar sem televisão, mas tem gente que deixa para o último dia”, observa presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G