GOVERNO » Legislação

Senado aprova urgência e derruba substitutivo à Lei do Uber

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/10/2017 ... Convergência Digital

Os aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99 tiveram uma derrota importante nesta terça, 24/10, com a aprovação, pelo Senado, de um requerimento de urgência para o PLC 28/17, que busca regulamentar essa atividade no Brasil. Com isso, cai por terra o substitutivo ao projeto que vinha sendo discutido na Comissão de Ciência e Tecnologia daquela Casa. 

A questão esquentou o Plenário do Senado, mas nos vários discursos de prevaleceram duas ideias em especial: a de que essa atividade não pode continuar sem que o Estado diga como ela deve funcionar; e uma suposta necessidade de o Parlamento “proteger os taxistas”. No fim, o requerimento passou com folga, aprovado por 46 dos 54 senadores presentes. 

A ideia que está sendo costurada, tendo as negociações lideradas pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), é fazer mudanças de redação no PLC 28/17 de forma a facilitar determinados vetos presidenciais, em especial sobre a obrigação aprovada na Câmara de que os transportes por apps também precisam de identificação como táxis, inclusive com placa vermelha. 

“Estamos trabalhando em um acordo para levarmos à Casa Civil para apresentar uma alternativa para essa regulamentação que contemple tanto os aplicativos como os taxistas. Queremos um trabalho que não tenha que votar para a Câmara para ser votado. Temos até terça-feira para achar um ponto de equilíbrio”, afirmou Gurgacz. “A ideia é construir acordo com alguns vetos para que o projeto não volte à Câmara dos Deputados”, emendou Lindbergh Farias (PT-RJ). 

O projeto como saiu da Câmara, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT/SP), cria tantas obrigações aos aplicativos que eles na prática se tornariam indistinguíveis dos táxis tradicionais, inclusive com a já mencionada identificação e placa vermelha. A principal restrição, no entanto, é tornar essa atividade transporte público, o que inclusive torna ilegal os apps onde não houver autorização expressa do município. 

No Senado, o PLC 28/17 mudou completamente em substitutivo apresentado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS). Embora exigisse licenciamento anual de veículos, contratação de seguros, habilitação dos motoristas com observação de exercício de atividade remunerada e inscrição deles como contribuintes no INSS, além de comprovação da ausência de antecedentes criminais, o texto criava a figura do “transporte privado individual remunerado”. Com o requerimento de urgência, esse texto foi para o lixo. 


Órgãos públicos do Executivo estão proibidos de exigir CPF e CNPJ

Medida impõe o compartilhamento de dados sem nenhuma regra de cuidado com as informações. Portaria proíbe a exigência ainda de certidões de débitos tributários e dívida ativa e certidão de quitação eleitoral.

Serpro repudia acusação de venda de dados pessoais

Estatal diz nunca ter repassado conteúdo ao site 'Consulta Pública', 'congelado' por uma ação do MPF do Distrito Federal. Sustenta ainda que não vende 'secretamente' dados de pessoas naturais ou jurídicas.

Apps de e-gov não pedem consentimento e coletam mais dados do que precisam

Segundo estudo do InternetLab com aplicativos federais e de São Paulo, nenhum dos aplicativos pede consentimento expresso e metade não possui qualquer política de privacidade.

Anac autoriza Secretaria de Patrimônio da União usar drones para fiscalização

Licitação para a compra de equipamentos pelo governo deverá acontecer a partir do final de maio. Drones vão ser usados para fiscalizar uso irregular de áreas de praia, margens de rios, terrenos de marinha e espelhos d'água, dentre outros bens públicos de propriedade da União.

CDES quer prioridade para proteção de dados e transformação digital

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) recomendou ao governo que garanta dotação orçamentária adequada e mecanismos de acompanhamento da digitalização do setor público.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G