GOVERNO » Legislação

Senado aprova urgência e derruba substitutivo à Lei do Uber

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/10/2017 ... Convergência Digital

Os aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99 tiveram uma derrota importante nesta terça, 24/10, com a aprovação, pelo Senado, de um requerimento de urgência para o PLC 28/17, que busca regulamentar essa atividade no Brasil. Com isso, cai por terra o substitutivo ao projeto que vinha sendo discutido na Comissão de Ciência e Tecnologia daquela Casa. 

A questão esquentou o Plenário do Senado, mas nos vários discursos de prevaleceram duas ideias em especial: a de que essa atividade não pode continuar sem que o Estado diga como ela deve funcionar; e uma suposta necessidade de o Parlamento “proteger os taxistas”. No fim, o requerimento passou com folga, aprovado por 46 dos 54 senadores presentes. 

A ideia que está sendo costurada, tendo as negociações lideradas pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), é fazer mudanças de redação no PLC 28/17 de forma a facilitar determinados vetos presidenciais, em especial sobre a obrigação aprovada na Câmara de que os transportes por apps também precisam de identificação como táxis, inclusive com placa vermelha. 

“Estamos trabalhando em um acordo para levarmos à Casa Civil para apresentar uma alternativa para essa regulamentação que contemple tanto os aplicativos como os taxistas. Queremos um trabalho que não tenha que votar para a Câmara para ser votado. Temos até terça-feira para achar um ponto de equilíbrio”, afirmou Gurgacz. “A ideia é construir acordo com alguns vetos para que o projeto não volte à Câmara dos Deputados”, emendou Lindbergh Farias (PT-RJ). 

O projeto como saiu da Câmara, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT/SP), cria tantas obrigações aos aplicativos que eles na prática se tornariam indistinguíveis dos táxis tradicionais, inclusive com a já mencionada identificação e placa vermelha. A principal restrição, no entanto, é tornar essa atividade transporte público, o que inclusive torna ilegal os apps onde não houver autorização expressa do município. 

No Senado, o PLC 28/17 mudou completamente em substitutivo apresentado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS). Embora exigisse licenciamento anual de veículos, contratação de seguros, habilitação dos motoristas com observação de exercício de atividade remunerada e inscrição deles como contribuintes no INSS, além de comprovação da ausência de antecedentes criminais, o texto criava a figura do “transporte privado individual remunerado”. Com o requerimento de urgência, esse texto foi para o lixo. 


Confederação de teles e TI quer R$ 1 bilhão para Sistema S das TICs

“Nossa prioridade para 2018 é garantir os recursos para esse sistema fazer frente às necessidades de formação e capacitação para a transformação digital”, diz o presidente do Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 

Governo retoma piloto de IoT com chips para coleta de dados

Governo criou um comitê interministerial para integrar as políticas de RFID às do Plano Nacional de Internet das Coisas. Iniciativa, parada há três anos por falta de consenso, batizada de SINIAV, começa a sair do papel com pilotos em Pernambuco e no município de Santo André, em São Paulo.

Governo discute se IoT é valor adicionado ou Telecomunicações

"Há prós e contras e precisamos analisar bem para definirmos a melhor governança", diz o diretor do MCTIC, José Gontijo. Sobre Internet das Coisas, Gontijo é taxativo: O Brasil não pode adiar mais uma definição sobre Lei de proteção de Dados Pessoais.

Reforma tributária: Telecom fica na categoria do imposto seletivo

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, reproduzida pelo Connvergência Digital, o deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB/PR, explica que a sua proposta elimina 10 tributos.

Fazenda e Receita insistem e querem o fim da desoneração da folha em 2017

Área econômica insiste que a desoneração trouxe mais prejuízos do que benefícios aos cofres públicos. TICs ficam fora dos segmentos contemplados em nova proposta do Governo.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G