INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Depois do Rio, atraso de emissoras deve adiar desligamento no interior de SP

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/10/2017 ... Convergência Digital

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações homologou nesta quarta-feira, 25/10, o desligamento dos sinais analógicos em Vitória, no Espírito Santo, e região a partir da meia-noite. No Rio de Janeiro, no entanto, a data foi esticada até 22/11. A nova preocupação no horizonte, no entanto, é com cidades do interior de São Paulo, com desligamento analógico marcado para 29/11. O problema nessa região acontece nas emissoras de televisão. 

No Rio de Janeiro, a análise pela equipe que coordena a transição digital é de que a pesquisa sobre a preparação dos domicílios foi afetada por uma certa informalidade (leia-se ‘gatos’) em lares que apareceram no levantamento do Ibope como ‘analógicos’, mas que não ficarão sem acesso aos sinais digitais. “A pesquisa indica que o Rio está no mesmo nível de lares que não ficarão sem televisão, por volta de 94%”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Marteletto. 

Quem conversa com as principais emissoras de televisão ouve, porém, que a situação, em algumas áreas do interior de São Paulo, onde o apagão está marcado para o dia 29/11, é mais delicada que no Rio de Janeiro, especialmente nas regiões de Franca e Jundiaí. 

A questão por lá é que as próprias emissoras ainda não estão totalmente preparadas, ou seja, com transmissores digitais já em funcionamento. Parte do problema se deve ao fato de que algumas prefeituras obtiveram elas mesmas as outorgas para canais digitais, mas não têm os recursos para adquirir e instalar os equipamentos. E entre a compra e instalação, são necessários de três a quatro meses. 

No Rio, há grande confiança de que o percentual de lares prontos para o desligamento (93%) será alcançado já nos próximos dias. Ainda assim, o governo pediu mobilização. “Pedimos ao cidadão do Rio de Janeiro que nos ajude a divulgar a importância dessa transformação. Procure o vizinho, o familiar, incentive a comprar o equipamento, ou a buscar seu conversor para aqueles que têm direito”, disse o ministro Gilberto Kassab. 


Carreira
Dissídio TI : Patrões dizem não à arbitragem pública sugerida pelo TRT de São Paulo

Sindicato patronal rejeitou a proposta feita pelo desembargador relator Davi Furtado Meirelles de que o dissídio coletivo fosse transformado em arbitragem pública. Seria a primeira a acontecer no Brasil depois da aprovação da nova Lei Trabalhista.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Provedores devem apontar PTTs que grandes operadoras terão que conectar

Anatel quer estabelecer os critérios para definir quais os pontos de troca de tráfego deverão constar das ofertas de referencia das teles com Poder de Mercado Significativo.

Governo diz ao TCU que só Telebras tem satélite de banda larga nacional

MCTIC diz à Corte de Contas que operadoras privadas não têm condições técnicas de atender ao programa Gesac com cobertura e velocidades exigidas.

Proibir o uso do celular pelos jovens é estratégia ineficaz e sem futuro

"Proibindo por proibir não estamos ensinando nada", advertiu a psicóloga Evelise Galvão de Carvalho, ao participar do Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, promovido pelo CGI.br e pelo NIC.br.

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Empresa anunciou que vai desativar a unidade que construiu o Aquila, o veículo não tripulado do tamanho de um Boeing 737 que prometia irradiar internet. Rival Google ficou sozinha com o projeto Loon, de balões para a Internet.

TV Digital: Sobras de recursos devem comprar mais conversores

Estimativas são de que haverá disponível cerca de R$ 600 milhões dos R$ 3,6 bilhões que o leilão da faixa de 700 MHz destinou à TV Digital, suficiente para comprar cerca de 3 milhões de novos kits.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G