INCLUSÃO DIGITAL

Após leilão deserto, Governo e Telebras tentam um plano B

Luís Osvaldo Grossmann ... 31/10/2017 ... Convergência Digital

O preço mínimo para o leilão do satélite, até aqui não divulgado, teria sido um obstáculo à disputa pela capacidade da banda Ka e fator importante para o fracasso do leilão desta terça-feira, 31/10. Segundo o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a conta foi feita para cobrir as despesas, de aproximadamente R$ 2,7 bilhões. 

“Não pode abrir mão do preço mínimo, porque ele define o interesse público. O interesse público não comporta preços incompatíveis com os investimentos. Então vemos com naturalidade, já discutimos essa possibilidade. Já foi desenhado o ‘plano B’ e o ‘plano C’. Não haverá nenhum problema. Há um plano de negócios alternativo”, afirmou Kassab. 

Até aqui, no entanto, nem sinal do ‘plano B’ da estatal, que dirá do ‘C’. Ao contrário, a Telebras já divulgou uma nota e um comunicado ao mercado, mas nenhum dos avisos vai além da confiança da estatal que tudo ficará bem, inclusive as metas de massificação do acesso à internet. 

“A companhia reitera sua confiança em atingir os objetivos comerciais do plano de utilização da banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (“SGDC”), que se destina a massificar o acesso à internet em banda larga no país. Todas as medidas para a manutenção do cronograma dos projetos e atividades comerciais relacionados ao SGDC serão adotadas”, diz o comunicado assinado pelo presidente da empresa, Maximiliano Martinhão. 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 

Governo deveria abrir mão de três anos de impostos para levar banda larga para quem não tem

A proposta foi feita pelo diretor de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil, Rodrigo Santi, caso ele pudesse ter a 'caneta' para definir uma política pública para o setor no Brasil.

UIT alerta que apesar de avanços no Brasil, o fosso digital aumentou

Em ranking de 176 países, o Brasil melhorou uma posição, de 67º para 66º considerados os usos e habilidades das tecnologias da informação e comunicações, mas ainda tem muito por fazer se quiser aderir à era Inteligência Arficial, do Big Data ou da Internet das Coisas.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

A consulta pública aberta pelo governo para definir novas políticas públicas para Telecomunicações vai tratar de um tema caro: o compartilhamento e tratamento de dados, revela Américo Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G