Home - Convergência Digital

Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 01/11/2017

Um em cada três smartphones terá recursos nativos de inteligência artificial e aprendizado de máquina em 2020, sustenta um levantamento da empresa de pesquisas de marketing Counterpoint. Ela lista ‘sistemas no chip’, ou SoC, desenvolvidos por Apple, Huawei e Qualcomm indicando o que será a regra do mercado em um futuro próximo. 

“Aprendizado de máquina e IA não tiveram destaque nas aplicações de smartphones até esta segunda metade de 2017 devido à limitada capacidade de processamento dos CPUs dos smartphones. Aplicações de IA exigem grandes capacidades de processamento de dados mesmo para tarefas pequenas. Enviar e receber essas informações armazenadas em ‘nuvem’ é potencialmente difícil, consome tempo e requer conexões sólidas, o que nem sempre está disponível. A resposta é ter recursos de IA ‘on-board’”. 

Segundo o relatório, a rápida adoção de inteligência artificial nos smartphones vem puxada pelo uso de tecnologias de reconhecimento facial, que já aparecem nos iPhones X e serão acompanhadas por outras empresas. Os usos mais comuns imaginados são traduções em tempo real e melhores fotografias, mas há campo aberto para análise de dados em geral, inclusive para garantir maior segurança aos equipamentos e aos dados neles armazenados ou melhorar a performance de aplicações relacionadas à saúde. 

“De modo geral, a expectativa é de que smartphones com capacidades de inteligência artificial se proliferem rapidamente no topo do mercado, mas com relativamente rápida adoção em equipamentos ‘medianos’ a partir do final de 2018. Até 2020, mais de um terço dos embarques serão de smartphones com recursos nativos de IA.” 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/12/2018
Custo e orçamento travam investimento em Inteligência Artificial no Brasil

10/12/2018
Vivo usa call center e inteligência artificial para treinar bots

07/12/2018
CNJ cria laboratório de inteligência artificial para processo eletrônico

09/11/2018
Huawei supera Apple e se sustenta na 2ª posição do mercado de smartphones

25/10/2018
Samsung processa ‘embaixadora’ da marca por usar iPhone em público

19/10/2018
No Brasil, mais de 60% usam smartphone próprio para fins profissionais

16/10/2018
NEC: corpo humano está virando a chave para falar com os sistemas

16/10/2018
Inteligência Artificial da Vivo atende 1 milhão de usuários ao mês

16/10/2018
Inteligência Artificial: perigo é olhar o presente e esquecer o futuro

20/09/2018
Caixa usa IA e serviço de voz do Google em serviço por smartphone

Destaques
Destaques

5G exige pelo menos 100 MHz para cada operadora no Brasil

O tema preocupa a coordenação de espectro do 5G Brasil, uma vez que foram destinados 300 MHz na faixa intermediária e há quatro operadoras nacionais.

Segurança cibernética é crítica para o avanço do 5G

O tema é considerado polêmico - até em função das questões políticas que o envolvem como a briga China x EUA -, mas precisa ser debatido, observa Gustavo Correa Lima, engenheiro do CPqD.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desvende 10 mitos sobre os cartões biométricos

Por Cassio Batoni*

Como toda nova tecnologia, os questionamentos sobre a sua segurança e e a sua confiabilidade ainda existem e são compreensíveis, mas ela veio para ficar. A impressão digital surge como a confirmação principal de que o usuário é quem diz ser.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site