Home - Convergência Digital

Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 01/11/2017

Um em cada três smartphones terá recursos nativos de inteligência artificial e aprendizado de máquina em 2020, sustenta um levantamento da empresa de pesquisas de marketing Counterpoint. Ela lista ‘sistemas no chip’, ou SoC, desenvolvidos por Apple, Huawei e Qualcomm indicando o que será a regra do mercado em um futuro próximo. 

“Aprendizado de máquina e IA não tiveram destaque nas aplicações de smartphones até esta segunda metade de 2017 devido à limitada capacidade de processamento dos CPUs dos smartphones. Aplicações de IA exigem grandes capacidades de processamento de dados mesmo para tarefas pequenas. Enviar e receber essas informações armazenadas em ‘nuvem’ é potencialmente difícil, consome tempo e requer conexões sólidas, o que nem sempre está disponível. A resposta é ter recursos de IA ‘on-board’”. 

Segundo o relatório, a rápida adoção de inteligência artificial nos smartphones vem puxada pelo uso de tecnologias de reconhecimento facial, que já aparecem nos iPhones X e serão acompanhadas por outras empresas. Os usos mais comuns imaginados são traduções em tempo real e melhores fotografias, mas há campo aberto para análise de dados em geral, inclusive para garantir maior segurança aos equipamentos e aos dados neles armazenados ou melhorar a performance de aplicações relacionadas à saúde. 

“De modo geral, a expectativa é de que smartphones com capacidades de inteligência artificial se proliferem rapidamente no topo do mercado, mas com relativamente rápida adoção em equipamentos ‘medianos’ a partir do final de 2018. Até 2020, mais de um terço dos embarques serão de smartphones com recursos nativos de IA.” 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

05/02/2018
Celular é a nova carteira de identidade dos brasileiros

23/01/2018
'Programadores robôs' vão substituir os engenheiros de software

10/01/2018
Um em cada cinco trabalhadores dependerá da Inteligência Artificial

15/12/2017
Henrico, da FS, é o bot para agilizar atendimento celular

14/12/2017
Algar Tech cria a Duda, sua plataforma de Inteligência Artificial

05/12/2017
Migração total do 2G exige smartphones mais baratos

04/12/2017
Na era dos Robôs, um quinto da força global de trabalho vai desaparecer

04/12/2017
Brasileiros dizem adeus aos feature phones

08/11/2017
Telefônica: Com inteligência artificial, tudo será diferente em Telecomunicações

01/11/2017
Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa

Destaques
Destaques

Santa Casa de Valinhos adota Internet das Coisas na UTI

"O sistema de rastreamento em tempo real dificulta desvios e furtos, diminui alguns custos de manutenção e agiliza as auditorias dos ativos", reporta o superintendente Edson Manzano.

Teles avançam e 4G chega a 3608 municípios do Brasil

Estudo da Telebrasil revela que, em novembro, existiam 99 milhões de acessos 4G ativos. A cobertura 3G também aumenta e chega a 5109 municípios.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Que ninguém fique sem o sinal de TV digital

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o presidente da Anatel e do GIRED, revela que a liberação do 700 Mhz atrai a atenção de outros países; aumenta a geração de empregos e acelera a inclusão digital com a massificação do 4G.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site