Home - Convergência Digital

Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 01/11/2017

Um em cada três smartphones terá recursos nativos de inteligência artificial e aprendizado de máquina em 2020, sustenta um levantamento da empresa de pesquisas de marketing Counterpoint. Ela lista ‘sistemas no chip’, ou SoC, desenvolvidos por Apple, Huawei e Qualcomm indicando o que será a regra do mercado em um futuro próximo. 

“Aprendizado de máquina e IA não tiveram destaque nas aplicações de smartphones até esta segunda metade de 2017 devido à limitada capacidade de processamento dos CPUs dos smartphones. Aplicações de IA exigem grandes capacidades de processamento de dados mesmo para tarefas pequenas. Enviar e receber essas informações armazenadas em ‘nuvem’ é potencialmente difícil, consome tempo e requer conexões sólidas, o que nem sempre está disponível. A resposta é ter recursos de IA ‘on-board’”. 

Segundo o relatório, a rápida adoção de inteligência artificial nos smartphones vem puxada pelo uso de tecnologias de reconhecimento facial, que já aparecem nos iPhones X e serão acompanhadas por outras empresas. Os usos mais comuns imaginados são traduções em tempo real e melhores fotografias, mas há campo aberto para análise de dados em geral, inclusive para garantir maior segurança aos equipamentos e aos dados neles armazenados ou melhorar a performance de aplicações relacionadas à saúde. 

“De modo geral, a expectativa é de que smartphones com capacidades de inteligência artificial se proliferem rapidamente no topo do mercado, mas com relativamente rápida adoção em equipamentos ‘medianos’ a partir do final de 2018. Até 2020, mais de um terço dos embarques serão de smartphones com recursos nativos de IA.” 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/06/2018
STJ começa a usar inteligência artificial em processos

06/06/2018
Huawei fecha acordo com Positivo para voltar a vender celulares no Brasil

08/05/2018
Oi expande uso de chatbot para o facebook messenger

01/05/2018
Michael Dell: "Não há homens ou máquinas. Os dois só sobrevivem juntos"

27/04/2018
Negócios gerados por inteligência artificial crescem 70% e superam US$ 1 trilhão

26/04/2018
Bradesco passa a usar WhatsApp como canal de relacionamento com cliente

23/04/2018
Inteligência Artificial deixa de ser hype, mas sofre com a lacuna de talentos

19/04/2018
Brasil já contabiliza mais de 1 smartphone ativo por habitante

02/04/2018
Haroldo: o robô especialista em defesa do consumidor

28/03/2018
Disputa de fornecedores impulsiona venda de smartphones no Brasil

Destaques
Destaques

Brasileiro cada vez mais assiste TV conectado à Internet

Pesquisa mostra que 46% dos entrevistados disseram que 'sempre' navegam na Rede enquanto assistem televisão. O smartphone é o dispositivo mais usado para navegar na Internet.

Celular é o meio mais usado para as transações bancárias

Pesquisa Febraban mostra que no mobile banking, as transações pularam de 18,6 bilhões para 25,6 bilhões, um incremento de quase 40%. Já as feitas pela Internet registraram pequeno crescimento passando de 15,5 bilhões para 15,8 bilhões em 2017.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site