Home - Convergência Digital

App de táxi do governo federal incentiva compartilhamento de corridas

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 06/11/2017

Está disponível, a partir desta semana, uma nova funcionalidade do aplicativo TáxiGov para o compartilhamento de corridas entre servidores nas atividades administrativas. A iniciativa foi anunciada esta semana no “I Fórum sobre o TáxiGov”, realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O evento contou com a participação de Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoas).

A medida visa contribuir com a eficiência dos gastos públicos. A corrida compartilhada terá o valor dividido proporcionalmente à quantidade de usuários. Por meio do próprio aplicativo, os dados serão disponibilizados em relatórios gerenciais para avaliação e monitoramento.

“O Ministério do Planejamento vem trabalhando fortemente na implementação de metodologias que reduzam o custo de aquisição e manutenção na prestação de serviços dos órgãos e entidades do governo federal”, comentou o secretário-adjunto da secretaria de Gestão do MP, Cassiano Alves. As regras para a utilização da funcionalidade de compartilhamento de corridas são válidas para os seguintes casos:

Somente para corridas agendadas

Para mesma origem e destino

Para todos os usuários, independente do órgão ou unidade

Limite máximo de 4 (quatro) passageiros por viagem

Antes de solicitar a corrida, o usuário deve verificar se já não há corrida compartilhada agendada, com mesma origem/destino (Funcionalidade “Serviços Agendados”, aba “Outros Agendamentos”)

A corrida estará disponível para adesão ao compartilhamento até 15 minutos antes da hora agendada

A corrida será iniciada no horário agendado, sem tolerância de 10 minutos, ou antecipadamente, se todos os usuários estiverem presentes e:

Todos os usuários deverão iniciar a corrida com suas respectivas senhas. Ao final da corrida, cada usuário deve verificar o valor do taxímetro, inserir sua senha para finalizar a corrida e fazer a avaliação. No momento do desembarque sempre confira se o valor inserido no aplicativo corresponde ao do taxímetro.

O TáxiGov é o sistema de transporte de servidores públicos por meio de agenciamento de táxis. A nova solução atende os servidores e colaboradores do Executivo Federal, em exercício no Distrito Federal (DF), que necessitam se deslocar em função de atividades administrativas.

A estimativa é que até início de 2018 todos os órgãos da administração pública federal localizados no DF comecem a utilizar o serviço. Desde a implantação do novo modelo, houve uma economia de mais de 60% em relação aos modelos anteriores de transporte de servidores. Até o momento, 18 órgãos já aderiram ao novo sistema e mais de 5 mil usuários solicitaram corridas pelo aplicativo. Ao todo, cerca de 50 mil viagens foram solicitadas desde fevereiro deste ano.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/12/2017
Movile, dona do iFood, recebe novo aporte de US$ 82 milhões

08/12/2017
App que bateu Uber na China vai atuar fora do país

01/12/2017
Governo de São Paulo troca frota própria de carros por app da Cabify

30/11/2017
Brasileiros gastam até R$ 300 por mês com apps de transporte

14/11/2017
WhatsApp consome menos dados. Messenger vence em vídeo

06/11/2017
App de táxi do governo federal incentiva compartilhamento de corridas

31/10/2017
Senado;disputa Uber, Cabify e 99 x Taxis volta à Câmara

27/10/2017
CEO da Uber vem ao Brasil na véspera da votação no Senado

24/10/2017
Senado aprova urgência e derruba substitutivo à Lei do Uber

24/10/2017
LATAM vai vender Internet Wi-Fi em voos no Brasil

Destaques
Destaques

Migração total do 2G exige smartphones mais baratos

Para o Sinditelebrasil, preço dos aparelhos é barreira para os 36 milhões de usuários que ainda têm acessos GSM. Acessos 4G superaram os 3G em outubro.

5G terá 1 bilhão de assinantes em 2023

Estudo da Ericsson projeta um tráfego global de dados móveis acima de 100 Exabytes por mês dentro de seis anos. O 4G, LTE, será a tecnologia móvel dominante até o final deste ano.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Teles Tradicionais X Especializadas: o dilema para a IoT

Por Fábio Trindade

M2M e a Internet das Coisas são elementos centrais no debate das novas tecnologias que formarão o futuro em torno da 5G e continuarão em crescimento vertiginoso.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site