INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Em BH, desligamento do sinal analógico vai até 22 de novembro

Convergência Digital* ... 07/11/2017 ... Convergência Digital

O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu nesta terça-feira, dia 07/11, propor ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte tenha início a partir desta quarta-feira, dia 08, e prossiga até 22 deste mês. O grupo constatou que faltou apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento do percentual mínimo de  90% de domicílios com sinal digital para que o desligamento pudesse ser realizado.

O grupo também decidiu antecipar de 28/11/2018 para 14/08/2018 a data de desligamento do sinal analógico nas capitais da região Norte do país: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). O objetivo foi evitar que ele coincidisse com o período eleitoral no país.

A pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte e nos 38 municípios do entorno entre os dias 24/10 e 04/11. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas, e no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.

O sinal analógico será desligado nos seguintes municípios de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

A previsão do GIRED é que o próximo desligamento será realizado no interior de São Paulo (Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba) no dia 29/11 e no ano que vem, o desligamento do sinal deverá ser realizado na região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), no dia 31/01. A EAD é responsável por distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito no site http://www.sejadigital.com.br/home .

*Com informações da Anatel


Carreira
Empresas de TI oferecem reajuste de 1,81% em São Paulo

A terceira rodada de negociações da campanha salarial de TI em São Paulo, a primeira da categoria no País, manteve os impasses das duas anteriores. A negociação de São Paulo é relevante porque baliza todas as demais no País.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 

Governo deveria abrir mão de três anos de impostos para levar banda larga para quem não tem

A proposta foi feita pelo diretor de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil, Rodrigo Santi, caso ele pudesse ter a 'caneta' para definir uma política pública para o setor no Brasil.

UIT alerta que apesar de avanços no Brasil, o fosso digital aumentou

Em ranking de 176 países, o Brasil melhorou uma posição, de 67º para 66º considerados os usos e habilidades das tecnologias da informação e comunicações, mas ainda tem muito por fazer se quiser aderir à era Inteligência Arficial, do Big Data ou da Internet das Coisas.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G