INCLUSÃO DIGITAL

Venda de televisores empurra indústria de eletrônicos

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/11/2017 ... Convergência Digital

O desempenho da produção industrial como um todo é pouco animador, como bem reflete o crescimento de apenas 0,2% sobre agosto, mês que registrou recuo de 0,7%. Ainda assim, o segmento de eletroeletrônicos viu o que comemorar na alta acumulada de 4,7% nos nove primeiros meses do ano. Mas como destacou o próprio IBGE, são os televisores os principais responsáveis pelo resultado. 

Na pesquisa mensal da indústria, o Instituto marcou os aparelhos de TV como terceira principal influência positiva do setor este ano, atrás apenas dos automóveis e de petróleo/ferro. E de fato os números específicos desse segmento são os melhores na análise da associação nacional de fabricantes de eletrônicos. 

Ao avaliar o desempenho do primeiro semestre, a Eletros aponta para um crescimento de 27,7% na venda de televisores, bem acima da média geral do segmento, que foi de 18,5% quando incluída a linha branca (fogões, geladeiras, etc) e os eletroportáteis. Nesse quadro, o principal impulso veio mesmo da venda de 5,07 milhões de aparelhos de TV entre janeiro e junho. 

Esse movimento continua, guiado pela troca de aparelhos induzida pelo fim dos sinais analógicos de TV. Como aponta o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), “em setembro, o crescimento de 11,7% de bens de consumo duráveis se deveu, em grande medida, ao crescimento obtido pela fabricação de automóveis (+26,4%), seguida pelo grupamento de eletrodomésticos da ‘linha marrom’ (+19,3%)”. 

Segundo avalia a Eletros, há muito campo pela frente. “No Brasil 46,5 milhões de TVs ainda são de tubo. Esse dado tem sido tratado de forma relevante pelas empresas que atuam no varejo como grande oportunidade de conversão de venda para as primeiras telas ‘finas’, geralmente, de 32”, 40” ou 48” (equivalente a 80% do mercado) e que poderão ser adquiridas aproveitando um momento de substituição do sinal analógico pelo digital.”


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Ouvidoria da Anatel diz que migração da TV Digital deve virar referência global

Segundo o relatório sobre a transição, “autoridades  de nações  interessadas  no tema  têm  visitado  o Brasil  para conhecer  de perto o processo  simultâneo  de digitalização  da transmissão   da TV e  a liberação  da  Faixa  de 700 MHz “. 

TV Digital: "Feirões' de conversores atraem consumidores no interior de SP

“O brasileiro não consegue ficar sem televisão, mas tem gente que deixa para o último dia”, observa presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G