SEGURANÇA

Tokelau, com 1,5 mil habitantes, é o domínio mais usado para golpes

Convergência Digital ... 13/11/2017 ... Convergência Digital

A China, ou melhor, o código .cn, é o registro de país mais utilizado no mundo, com mais de 20 milhões de domínios registrados até setembro de 2017. Só perde para o ‘.com’, endereço mais comum do mundo e que reúne 130 milhões de domínios. Já o segundo país com mais registros é uma pequena ilha na Polinésia, chamada Tokelau. Com 1,5 mil habitantes, o .tk reúne quase 19 milhões de registros.

Há outros países com grande número de endereços. A Alemanha (.de) tem mais de 16 milhões de registros, enquanto o Reino Unido (.uk) ultrapassa os 10 milhões. Mas a pequena Tokelau, que é uma dependência da Nova Zelândia, vem se tornando um sucesso na rede nos últimos anos. E segundo um relatório de junho deste 2017, a popularidade se deve ao uso para disseminação de malware.

No ‘Global Phishing Survey’ o . tk aparece em terceiro entre os domínios mais usados para disseminação de e-mails com malware. Diz o documento que 75% dos registros de domínios maliciosos são encontrados em apenas quatro deles: o famoso ‘.com’ e os domínios para as Ilhas Cocos (.cc), Palau (.pw) e para Tokelau.

A ilha tem só de 10 km quadrados, sem porto ou aeroporto. Os regustros de domínios são administrados por uma empresa holandesa e em grande medida oferecidos gratuitamente. Ainda segundo o mesmo relatório, acabam sendo usados por hackers da China, em sua maioria. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do PIS no WhatsApp atinge mais de 116 mil pessoas em 24 horas

Hackers estão agindo oportunamente por meio de dois links maliciosos que oferecem a suposta possibilidade de consultar o saldo a ser recebido.

Defesa nacional fará exercício de guerra cibernética com setores nuclear e financeiro

Exercício Guardião Cibernético envolverá Angra I e II, Nuclebrás, Banco Central, Bovespa e bancos privados.

Hackers repaginam golpe usando o Uber no Brasil

Campanha é antiga, mas ganhou nova roupagem para despertar o interesse do usuário com um suposto desconto de R$ 100 nos serviços do app de transporte.

Oi lança plataforma para mitigar ataques à rede de dados corporativa

Batizada de Gestão Integrada de Serviços, a plataforma permite o gerenciamento integrado de serviços e dá alertas de detecção de intrusos e registros de interações e informações trafegadas.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G