SEGURANÇA

Tokelau, com 1,5 mil habitantes, é o domínio mais usado para golpes

Convergência Digital ... 13/11/2017 ... Convergência Digital

A China, ou melhor, o código .cn, é o registro de país mais utilizado no mundo, com mais de 20 milhões de domínios registrados até setembro de 2017. Só perde para o ‘.com’, endereço mais comum do mundo e que reúne 130 milhões de domínios. Já o segundo país com mais registros é uma pequena ilha na Polinésia, chamada Tokelau. Com 1,5 mil habitantes, o .tk reúne quase 19 milhões de registros.

Há outros países com grande número de endereços. A Alemanha (.de) tem mais de 16 milhões de registros, enquanto o Reino Unido (.uk) ultrapassa os 10 milhões. Mas a pequena Tokelau, que é uma dependência da Nova Zelândia, vem se tornando um sucesso na rede nos últimos anos. E segundo um relatório de junho deste 2017, a popularidade se deve ao uso para disseminação de malware.

No ‘Global Phishing Survey’ o . tk aparece em terceiro entre os domínios mais usados para disseminação de e-mails com malware. Diz o documento que 75% dos registros de domínios maliciosos são encontrados em apenas quatro deles: o famoso ‘.com’ e os domínios para as Ilhas Cocos (.cc), Palau (.pw) e para Tokelau.

A ilha tem só de 10 km quadrados, sem porto ou aeroporto. Os regustros de domínios são administrados por uma empresa holandesa e em grande medida oferecidos gratuitamente. Ainda segundo o mesmo relatório, acabam sendo usados por hackers da China, em sua maioria. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do 14º salário no WhatsApp atinge 770 mil brasileiros

Os golpistas pedem para o usuário conferir se tem direito a um dinheiro extra.

Brasil sofre 55% dos ataques de ransomware na América Latina

Segundo números divulgados pela Kaspersky Lab, esse tipo de ameaça registrou aumento de 30% entre 2016 e 2017.

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Acordo é abrangente e pode abordar tanto a segurança da urna eletrônica como questões internas de informática do Tribunal. 

Guerra cibernética passa a ter mesmo status de armas atômicas nos EUA

Comando Cibernético foi elevado em decisão anunciada por Donald Trump e com o propósito de "enfatizar o desenvolvimento de armas cibernéticas para impedir ataques, punir intrusos e enfrentar adversários".



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G