TELECOM

Conteúdo e infraestrutura precisam se entender por sobrevivência

Roberta Prescott e Pedro Costa ... 16/11/2017 ... Convergência Digital

Conteúdo e infraestrutura de banda larga são um ecossistema que só progride se um fortalecer o outro, atesta a diretora da LCA Consultores, Claudia Viegas, durante o 31º Seminário Internacional ABDTIC. "Quanto mais se gera conteúdo, mais se precisa de infraestrutura", observou. Claudia Viegas levantou a questão sobre os papéis que cada empresa exerce.

"Quem gera conteúdo não tem ligação direta com quem faz a infraestrutura, então, não terá preocupação em gerar conteúdo de forma eficiente para infraestrutura, o que aumenta o gargalo na rede", a especialista. "Se o consumidor abrir vídeo e tiver propaganda em alta resolução e consumir a banda dele, ele vai ficar bravo com o provedor de internet e não o provedor de conteúdo que colocou o vídeo."

Em entrevista à CDTV, Claudia Viegas ressaltou que existe uma regulamentação muito pesada para o lado da infraestrutura, em especial o PGMC. "Quando você coloca regra de atendimento com meta de obrigação elevada, você dificulta viabilizar o atendimento a áreas com pouca densidade populacional", disse.  Confira a íntegra da entrevista. 


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.

MPF diz ao STJ que competência para definir valor de interconexão é da Justiça Federal

Parecer do Ministério Público diz que definição do valor pela Justiça Estadual em ação de recuperação judicial da Hoje Telecom, de Manaus, usurpa competência e gera ambiguidade na interpretação por parte das operadoras de telefonia.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G