TELECOM

Fistel zero para Internet das Coisas

Por Roberta Prescott e Pedro Costa ... 21/11/2017 ... Convergência Digital

O Fistel (fundo de fiscalização das telecomunicações) deveria ser reduzido a zero para a internet das coisas. A medida foi defendida por Daniel Douek, advogado da Pereira Neto Advogados, ao falar sobre como endereçar as questões tributarias de forma a fomentar (e não a travar) o mercado. Ele concedeu entrevista ao CDTV durante 31º Seminário Internacional ABDTIC.

Para Douek, o pagamento do Fistel não faz sentido para as receitas de IoT, que são na ordem de centavos de real por dispositivo. "É inviável pagar o Fistel neste valor", ressaltou. Confira a íntegra da entrevista:


Anteprojeto que muda Fust e Fistel chega ao MCTIC

Anatel encaminhou a proposta como sugestão de uso dos recursos e redução de taxas incidentes sobre a internet das coisas. Mas teles questionam contas.

Teles reduzem índice de queixas dos usuários. Pós-pago foi o mais reclamado

Reclamações contra os serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e banda larga caíram 15,6% no primeiro semestre, de acordo com dados da Anatel. Mas com o impulso do 4G, o celular pós-pago, por conta da cobrança dos pacotes, foi o mais reclamado em junho.

Prejuízo acelera processo de venda da Nextel Brasil

Controladora da operadora, NII Holdings, amargou um prejuízo de US$ 20 milhões, ou R$ 80 milhões, no segundo trimestre. Rumores dão conta que TIM e Telefônica/Vivo disputariam o ativo.

Fundos americanos já concentram 26% da Oi

Depois do York e do Goldentree, operadora informou ao mercado que o fundo Solus ficou com 9,71% do capital. BDNES perdeu participação.

Oi chama ex-presidente da TIM para novo Conselho de Administração

Além dos atuais seis integrantes do conselho transitório, proposta traz mais cinco nomes ao novo conselho, entre eles Rodrigo Abreu, ex-TIM e, hoje, na Quod.

TIM não vai repassar ao cliente custo de contrato com WhatsApp Business

Operadora foi a primeira a fechar um acordo comercial para uso da ferramenta da OTT no Brasil e, neste momento, não vai cobrar dos clientes pelo uso do canal de relacionamento.


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A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

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