INTERNET

FCC apresenta proposta que acaba com neutralidade de rede nos EUA

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/11/2017 ... Convergência Digital

A agência reguladora de telecomunicações dos Estados Unidos, a FCC, já tem a proposta formal de nova resolução que elimina os princípios adotados em relação à internet, especialmente aquele que preserva a neutralidade de rede. O texto completo só será conhecido na quarta, 22/11, mas nesta véspera o presidente da FCC, Ajit Pai, já confirmou o conteúdo. 

“Sob a minha proposta, o governo federal vai parar de microgerenciar a internet. Ao invés disso, a FCC vai simplesmente exigir que provedores de serviços sejam transparente sobre suas práticas”, diz o comunicado de Ajit Pai, publicado nesta terça, 21/11, na pática na agência americana. 

Mesmo antes de Donald Trump assumir, Pai, que já era conselheiro indicado pelos Republicanos quando a FCC aprovou o que chama de ‘regras da internet aberta’, já tinha avisado que trabalharia para derrubar mais esse legado do governo do Democrata Barack Obama. “Precisamos remover as regras que atrapalham os investimentos”, defendia o conselheiro ainda no ano passado.

Com a mudança de governo, a FCC mudou de maioria. Como de praxe, dos cinco comissários que compõe o que seria o equivalente no Brasil ao Conselho Diretor da Anatel, três são indicados pelo partido que está no poder, dois pela oposição. Com isso, o placar de 3 a 2 agora é favorável às teses Republicanas. Ajit Pai virou presidente da FCC no momento que Trump chegou à Casa Branca. 

As regras da ‘internet aberta’, que até aqui impedem os provedores de conexão de interferir no tráfego, foram uma longa conquista nos EUA. Uma primeira tentativa da FCC acabou derrubada na Justiça por conta de uma ação movida pela Verizon. Na segunda tentativa, que vinga até hoje, a FCC decidiu reclassificar os ISPs como empresas sujeitas à regulação da agência. É esse movimento que a mesma FCC deverá anular na votação prevista para a próxima reunião dos comissários, em 14 de dezembro próximo. 


Decolar.com é multada em R$ 7,5 milhões

Multa foi aplicada pelo pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Empreas é acusada de ter praticado diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas, quando existentes.

PMEs: mais de 50% usam Internet via cabo, com velocidades entre 1Mpbs a 10 Mpbs

Levantamento TICs Empresas 2017 mostra ainda que apenas 19% das PMEs vendem produtos via Internet no Brasil.

Proteste pede que Google e Facebook expliquem uso de dados no Brasil

Com a autorização do TSE para “impulsionamento” de conteúdo eleitoral, entidade cobra as condutas das redes para uso dos dados.

NIC.br ativa OpenCDN em Salvador

Cidade tem número expressivo de redes interligadas ao IX.br.  Em maio, tráfego nos IX bateu a marca de 5 terabits por segundo.

Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

Levantamento da Ebit diz que pouco mais de 860 mil pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G