TELECOM

Concessionárias perdem, mas autorizadas começam a ganhar clientes na telefonia fixa

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/11/2017 ... Convergência Digital

A telefonia fixa continua vazando acessos, mas o retrato dos nove primeiros meses de 2017 mostra que enquanto as concessionárias perderam 796,7 mil acessos este ano – basicamente entre Oi e Telefônica – as autorizadas registraram crescimento de 60,5 mil acessos em serviço. No total, setembro terminou com 41,1 milhões de linhas fixas em funcionamento. 

Na passagem de agosto para setembro, a redução foi de 117.493 linhas fixas (-029%). Mantendo o mesmo movimento, enquanto as concessionárias perderam 136.761 linhas (-0,57%), nas autorizadas houve aumento de 19.268 linhas fixas (+0,11%). Vale destacar, porém, que a Algar é exceção, com ganhos líquidos nos acessos pela concessão tanto no mês como no ano (foram 20 mil novos acessos, de um total de 753,9 mil. 

Conforme indicam números divulgados pela Anatel, essa diferença de desempenho é recente. Na comparação de setembro de 2017 com 2016, as concessionárias da telefonia fixa perderam 1.056.716 linhas (-4,23%), enquanto as autorizadas também encolheram, no caso 78.442 acessos (-0,46%). O crescimento das autorizadas começou a partir de julho. 


Banda larga patina no Brasil por falta de recursos para a infraestrutura

Um estudo elaborado pela consultoria Oliver Wyman,  sustenta a obsolescência da telefonia fixa e a necessidade de maiores investimentos em banda larga. Defende ainda que o momento é o de revisar o modelo de Telecomunicações.

Megaoperação de fiscalização da Anatel impede a venda de 25 mil equipamentos irregulares

Operação aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de maio, em sete estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia.

Europa costura legislação mais leve para telecom em troca de investimentos

Segundo a agência Reuters, parlamentares e governos do bloco fecharam acordo informal para o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas, com metas de aprovação no Parlamento Europeu ainda no início de junho.

TV por assinatura: Oi fica cada vez mais perto da Vivo

Mercado segue com sangria de assinantes e fechou abril com 17,97 milhões de contratos ativos. Na briga das operadoras, Grupo Claro tem larga vantagem sobre a Sky/AT&T na disputa pela liderança.

Proposta da Anatel reduz alíquota do Fistel a zero e amplia uso do Fust

Minuta de projeto de lei apresentada com o plano estrutural de redes eleva o fundo de universalização de 1% para 3% da receita e obriga o uso dos recursos em telecom, informou o conselheiro da agência reguladora, Aníbal Diniz.

Eurico Teles: Oi mostrou que não estava morta

Ao falar no Painel Telebrasil 2018, o presidente da companhia sustentou que a tele vai recuperar seu patamar no mercdo. E brincou com o presidente da TIM: “O Stefano vai voltar a se interessar’.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G