INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Governo vai adiar transição no interior de São Paulo para 2018

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/11/2017 ... Convergência Digital

Como temido por quem acompanha a transição digital, as principais regiões do interior de São Paulo terão adiadas as datas para desligamento dos sinais analógicos de televisão. Nenhuma das regiões de Santos, Campinas, Ribeirão Preto, France e Vale do Paraíba estão em nível satisfatório de preparação e, por isso, o calendário será esticado. 

O pior cenário é em Franca e Ribeirão Preto. Lá, a mais recente rodada de pesquisa indicou que apenas 80% e 84% dos lares, respectivamente, estão aptos a assistir TV somente por meio dos sinais digitais. No caso de ambas, o grupo de implementação da digitalização, que reúne governo, Anatel, operadoras móveis e emissoras de televisão, decidiu deixar indicada a data de 31/1/2018, mas serão feitas novos levantamentos antes de uma decisão final. 

Nas demais regiões, a decisão foi por adotar a mesma tática já empregada em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo. Ou seja, formalmente fica mantida a data de ‘apagão’ analógico para este 29/11, mas na prática as emissoras comerciais poderão fazer o desligamento dos sinais mais à frente. 

Em Santos, onde a pesquisa do Ibope mediu 89% de domicílios prontos, a decisão foi levar o processo até 20/12. Em Campinas e no Vale do Paraíba, ambas com 88% de lares aptos a receberem sinais digitais, o ‘apagão’ definitivo será em 17/1/2018. Pelas regras da transição digital, os municípios podem ficar sem sinais analógicos de TV caso 93% dos domicílios estejam prontos a receber apenas sinais digitais (aceitando-se 90% por conta da margem de erro). 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 

Governo deveria abrir mão de três anos de impostos para levar banda larga para quem não tem

A proposta foi feita pelo diretor de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil, Rodrigo Santi, caso ele pudesse ter a 'caneta' para definir uma política pública para o setor no Brasil.

UIT alerta que apesar de avanços no Brasil, o fosso digital aumentou

Em ranking de 176 países, o Brasil melhorou uma posição, de 67º para 66º considerados os usos e habilidades das tecnologias da informação e comunicações, mas ainda tem muito por fazer se quiser aderir à era Inteligência Arficial, do Big Data ou da Internet das Coisas.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G