INCLUSÃO DIGITAL

Anatel clama por ‘corrida aos conversores’ de TV Digital em Franca e Ribeirão Preto

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/11/2017 ... Convergência Digital

Os percentuais muito abaixo do esperado na preparação dos domicílios, especialmente nas regiões de Franca e de Ribeirão Preto, em São Paulo, levaram à Anatel, que coordena a transição para a TV Digital, a pedir que os moradores corram para comprar os conversores para seus aparelhos de televisão. Na dúvida, a decisão foi empurrar o desligamento analógico em ambas para não antes de 31 de janeiro de 2018. 

“O grande apelo que fazemos é que os habitantes precisam adquirir o kit [de conversor e antena] no comércio local. Não houve essa corrida e temos que incentivar que isso aconteça”, afirmou o presidente da agência, Juarez Quadros, que também lidera o grupo de implementação da digitalização, que reúne governo, Anatel, emissoras de TV e operadoras de telefonia móvel. 

Como apontado pelas pesquisas feitas pelo Ibope, em Franca e Ribeirão Preto apenas 80% e 84% dos lares estão aptos a receber somente sinais digitais de televisão. Outras regiões do interior de São Paulo onde o ‘apagão’ analógico estava previsto para a meia noite desta quarta, 29/11, também tiveram o cronograma esticado. Em Santos, as emissoras comerciais só vão transmitir apenas em digital a partir de 20 de dezembro. Nas regiões de Campinas e do Vale do Paraíba, essa data foi empurrada para 17 de janeiro de 2018. Em Franca e Ribeirão, será preciso uma nova pesquisa para confirmar o desligamento. 

“Os radiodifusores vão intensificar a campanha na televisão e por parte da EAD [Seja Digital, o braço operacional da digitalização] tem bastante atividade também, uma vez que há necessidade mais firme, como feirões e promoções, junto ao comércio local, uma campanha mediante às lojas autorizadas que fornecem conversor e antenas”, disse Juarez Quadros. 

Algumas dessas áreas no interior de São Paulo contam ainda com uma dificuldade adicional – a falta de canais disponíveis para a transmissão simultânea de sinais analógicos e digitais. Por isso, explica a EAD, algumas emissoras acabaram tendo atrasos na preparação das transmissões com a nova tecnologia. 

Ainda assim, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, minimizou as mudanças no cronograma. “Do ponto de vista de politica pública, isso não faz a menor diferença. É evidente que do ponto de vista das operadoras [que precisam da liberação da frequência ‘analógica’ para ativar 4G em 700 MHz] faz alguma diferença, mas está dentro da margem de erro.”


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 

Governo deveria abrir mão de três anos de impostos para levar banda larga para quem não tem

A proposta foi feita pelo diretor de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil, Rodrigo Santi, caso ele pudesse ter a 'caneta' para definir uma política pública para o setor no Brasil.

UIT alerta que apesar de avanços no Brasil, o fosso digital aumentou

Em ranking de 176 países, o Brasil melhorou uma posição, de 67º para 66º considerados os usos e habilidades das tecnologias da informação e comunicações, mas ainda tem muito por fazer se quiser aderir à era Inteligência Arficial, do Big Data ou da Internet das Coisas.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G