INTERNET

Google usa plataforma de busca para enfrentar Facebook na disputa pelas PMEs

Convergência Digital* ... 29/11/2017 ... Convergência Digital

A Google reage ao Facebook e reforça sua plataforma de serviços às pequenas e médias empresas. A companhia anunciou nesta quarta-feira, 29/11, a Google Meu Negócio, uma plataforma que reúne informações sobre um estabelecimento comercial para apresentá-las tanto na ferramenta de pesquisas na internet quanto no serviço de mapas. A ferramenta é gratuita e oferece um domínio personalizado às micro e pequenas empresas.

No lançamento, a Google divulgou uma pesquisa onde foi apurado que os consumidores brasileiros buscam preços (69%), informações gerais sobre produtos e serviços (47%), e opinião de terceiros (42%). A ideia é colocar essas empresas, usuárias da plataforma, com destaque na página de busca da gigante da Internet.

Segundo ainda a Google, para 66% dos consumidores a existência de um site é indispensável na jornada de compra e 65% das pessoas afirmam serem mais favoráveis a comprar produtos ou serviços de empresas que tenham um site.

O Google Meu Negócio permite que o empreendedor crie um perfil e faça a gestão das informações do seu negócio, como: horário de funcionamento, telefone para contato,endereço e fotos. Quanto mais completo o cadastro, melhor. Os negócios com fotos recebem 40% mais cliques no botão "Como chegar", que abre o Google Maps automaticamente.

O levantamento da Google, que ouviu mais de 2600 pessoas, destaca ainda que 33% ​dos entrevistados utilizam ​mapas ​no ​início ​do ​processo ​de ​busca. O relatório também aponta que 59% ​utilizam ​buscadores ​no ​início ​do ​processo, enquanto 42% ​utilizam ​redes ​sociais.

De acordo ainda com a Google, 47% consideram que os buscadores impulsionam o acesso ao website on-line do negócio e 66% acreditam que é importante aparecer nas buscas quando a procura é por negócios ​ou ​serviços. Para finalizar, o estudo sustenta que 72% dos usuários confiam mais em um negócio quando eles aparece no resultado de uma busca on-line. Essa nova função começou a ser testada de forma restrita em março deste ano, mas agora é aberta a todo mundo. Desde então, mais de 150 mil sites foram criados só no Brasil.




Com domínio 'rio.br', o NIC.br termina a campanha Cidades.br

Os domínios "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br" estão entre os DPNs mais populares. De acordo com o NIC.br, mais de 40 mil domínios de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o '.br', que não são '.com.br'.

"Nem todos os robôs utilizados na Internet são ruins", adverte o TSE

Segunda reunião do Tribunal Superior Eleitoral para tratar das chamadas fake news discutiu, entre outros temas, modelagem API ea criação de um ambiente virtual para receber denúncias e sugestões.

CGI.br: Multissetorialismo se mantém como base para a Governança da Internet

O CGI.br entregou as suas recomendações ao MCTIC para o aperfeiçoamento da estrutura da governança da Internet. Iniciativa reúne consensos entre os setores acadêmico, empresarial e terceiro setor. Há sugestões de mudança na estrutura do próprio Comitê Gestor.

FCC derruba neutralidade de rede e EUA se preparam para guerra judicial

Sem surpresas, a decisão se deu em bases partidárias: a maioria Republicana matou as regras que impediam operadoras de discriminarem tráfego na internet. Mas a decisão vai ser questionada nos tribunais. 

Assespro vai ao STF obrigar juízes a usarem MLAT nos dados fora do Brasil

Com filiados como Facebook, Microsoft e Uber, entidade quer a prevalência do acordo de cooperação judiciária com os EUA para acesso a informações de usuários, mesmo brasileiros, que estejam em datacenters no exterior.  

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G