INTERNET

Google usa plataforma de busca para enfrentar Facebook na disputa pelas PMEs

Convergência Digital* ... 29/11/2017 ... Convergência Digital

A Google reage ao Facebook e reforça sua plataforma de serviços às pequenas e médias empresas. A companhia anunciou nesta quarta-feira, 29/11, a Google Meu Negócio, uma plataforma que reúne informações sobre um estabelecimento comercial para apresentá-las tanto na ferramenta de pesquisas na internet quanto no serviço de mapas. A ferramenta é gratuita e oferece um domínio personalizado às micro e pequenas empresas.

No lançamento, a Google divulgou uma pesquisa onde foi apurado que os consumidores brasileiros buscam preços (69%), informações gerais sobre produtos e serviços (47%), e opinião de terceiros (42%). A ideia é colocar essas empresas, usuárias da plataforma, com destaque na página de busca da gigante da Internet.

Segundo ainda a Google, para 66% dos consumidores a existência de um site é indispensável na jornada de compra e 65% das pessoas afirmam serem mais favoráveis a comprar produtos ou serviços de empresas que tenham um site.

O Google Meu Negócio permite que o empreendedor crie um perfil e faça a gestão das informações do seu negócio, como: horário de funcionamento, telefone para contato,endereço e fotos. Quanto mais completo o cadastro, melhor. Os negócios com fotos recebem 40% mais cliques no botão "Como chegar", que abre o Google Maps automaticamente.

O levantamento da Google, que ouviu mais de 2600 pessoas, destaca ainda que 33% ​dos entrevistados utilizam ​mapas ​no ​início ​do ​processo ​de ​busca. O relatório também aponta que 59% ​utilizam ​buscadores ​no ​início ​do ​processo, enquanto 42% ​utilizam ​redes ​sociais.

De acordo ainda com a Google, 47% consideram que os buscadores impulsionam o acesso ao website on-line do negócio e 66% acreditam que é importante aparecer nas buscas quando a procura é por negócios ​ou ​serviços. Para finalizar, o estudo sustenta que 72% dos usuários confiam mais em um negócio quando eles aparece no resultado de uma busca on-line. Essa nova função começou a ser testada de forma restrita em março deste ano, mas agora é aberta a todo mundo. Desde então, mais de 150 mil sites foram criados só no Brasil.




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