INCLUSÃO DIGITAL

Governo vai lançar Internet para Todos com conexões subsidiadas

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/11/2017 ... Convergência Digital

Está nos retoques jurídicos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações um novo programa de inclusão digital, que vai mirar em condições facilitadas para a oferta comercial de acesso à internet pelo Brasil. O desenho tentará ser atrativo para as operadoras privadas, mas é a Telebras quem garante que vai conectar pelo mens 15 mil pontos já em 2018.

“O Gesac vai ter seu escopo de participação ampliado, um novo módulo. As operadoras poderão se credenciar para oferecer o serviço e haverá condições incentivadas”, resume o secretário de Telecomunicações, André Borges. Segundo ele, o arcabouço jurídico vigente já permite que esse novo escopo do Gesac venha por meio de uma portaria ministerial. 

Embora a ideia seja criar incentivos que atraiam também o mercado privado, a Telebras já se candidatou a participar. Mais do que isso, nesta quinta-feira, 29/11, o diretor técnico operacional da estatal, Jarbas Valente, avisou que já serão compradas cerca de 18 mil antenas de recepção de sinais de internet via satélite para atender esse programa e o Escola Conectada, que prevê cerca de 7 mil escolas públicas rurais com internet até o fim de 2018, além das demandas do novo programa. 

“Vamos levar banda larga para todo o Brasil a partir de abril de 2018. É um projeto de uma Portaria, Internet para Todos. O preço é social, é um valor social, que vai levar banda larga de 10 Mbps, 20 Mbps para os cidadãos dos povoados. O STF já decidiu que apesar de usar frequência, não é serviço de telecomunicações e portanto não paga os impostos todos, apenas o ISS. A ideia é que tenha parceria do Ministério com as prefeituras. A gente quer que o prefeito aprove a isenção do ISS, porque os demais já estão isentos no programa Gesac”, explicou Valente. 


Carreira
Empregados de Telecom questionam jornada intermitente no STF

Federação dos Trabalhadores em empresas de Telecomunicações, Fenattel, sustenta que as novas regras permitem a remuneração abaixo do salário mínimo. No todo, o STF recebeu 10 ações contestando a nova legislação. STF julgará o mérito, sem prévia análise do pedido de liminar.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 

Governo deveria abrir mão de três anos de impostos para levar banda larga para quem não tem

A proposta foi feita pelo diretor de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil, Rodrigo Santi, caso ele pudesse ter a 'caneta' para definir uma política pública para o setor no Brasil.

UIT alerta que apesar de avanços no Brasil, o fosso digital aumentou

Em ranking de 176 países, o Brasil melhorou uma posição, de 67º para 66º considerados os usos e habilidades das tecnologias da informação e comunicações, mas ainda tem muito por fazer se quiser aderir à era Inteligência Arficial, do Big Data ou da Internet das Coisas.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

A consulta pública aberta pelo governo para definir novas políticas públicas para Telecomunicações vai tratar de um tema caro: o compartilhamento e tratamento de dados, revela Américo Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC.

MCTIC abre consulta para plano que prioriza a banda larga em Telecomunicações

“O principal objetivo é levar conectividade para onde ela não existe. E o Decreto esclarece quais são as prioridades”, resume o secretário André Borges. Texto vai receber contribuições por 30 dias. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G