TELECOM

Comissão aprova projeto que obriga teles a fazerem bloqueio de telemarketing

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/11/2017 ... Convergência Digital

Passou na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados um dos vários projetos de lei que estabelecem, em nível nacional, o bloqueio a chamadas de telemarketing. Mas se o tema em geral deixa com os Procons a missão de criar cadastros do tipo ‘não perturbe’, o substitutivo ao PL 8195/17 que sai da CDC transfere essa responsabilidade para as operadoras de telecomunicações. 

Até aqui cadastros desse tipo estão previstas em várias legislações estaduais e já vêm sendo tocados pelos Procons. Mas o relator na comissão, Rodrigo Martins (PSB-PI), sustentou que não existe um Procon nacional e que dar a tarefa à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça exigiria projeto de autoria do Poder Executivo. Por isso, achou melhor mudar a Lei Geral de Telecomunicações e deixar o cadastro de bloqueio aos call centers com as teles. “Afinal, aquelas que auferem lucros com as ligações efetuadas”, justificou Martins.

Dessa forma, para garantir que o cidadão tenha “direito de não ser, inadvertidamente, importunado”, o projeto faz duas mudanças na LGT (9.472/97) e uma no Código de Defesa do Consumidor (8.078/90). Na primeira, inclui como direito do usuário a “manifestação, junto às prestadoras de serviço de telecomunicações, da opção pelo não recebimento de chamadas ou mensagens de telemarketing”. E cria o artigo 78-A para determinar que “as prestadoras de serviços de telecomunicações deverão instituir e manter atualizado sistema único de consulta de códigos de acessos de assinantes que se manifestem pelo não recebimento de chamadas e mensagens de telemarketing”. 

No Código de Defesa do Consumidor inclui que “é proibida a oferta ou venda de bens e serviços por telefone, ou por qualquer outro meio que se utilize dos códigos de acesso de serviços de telecomunicações, a consumidores que tenham se manifestado pelo não recebimento de chamadas ou mensagens de telemarketing , conforme o sistema único de que trata o artigo 78-A da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997 – Lei Geral de Telecomunicações”. 


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.

GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

Apesar de iniciativas em investir nesse campo, estudo da associação destaca que licenciamento de conteúdo é caminho mais realista para teles.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G