Home - Convergência Digital

Google fecha com Claro, Vivo e Oi para dar nova cara ao SMS e enfrentar o WhatsApp

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo* - 07/12/2017

A Google se aliou às operadoras de telecomunicações e anunciou nesta quinta-feira, 07/12, que fechou uma aliança para ofertar o RCS (Rich Communications Services) em parceria com América Móvil (Claro), Telefônica e Oi no Brasil, sendo que pelo menos uma dessas terá o serviço disponível já no primeiro trimestre de 2018.

O RCS repagina a experiência do usuário com o SMS, serviço de mensagem de texto, engolido pelo WhatsApp, do Facebook. Segundo a Google, o RCS está em uso na Europa, América do Norte e Ásia. E, agora, chega à América Latina por meio de aliança com a América Móvil (no Brasil, Claro), Telefônica (Vivo, no Brasil), AT&T no México e Oi, cujos clientes representam mais de 2/3 de todos os assinantes móveis da América Latina.

Com as mensagens RCS, os clientes dessas operadoras terão acesso a todos os recursos de uma experiência de mensageria moderna, como a capacidade de criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, ler recibos, compartilhar fotos e vídeos de alta resolução e muito mais. Esses recursos estarão disponíveis diretamente da experiência padrão de mensagens das operadoras através do aplicativo Mensagens Android.

O serviço será operado pela nuvem Jibe RCS do Google e será totalmente interoperável entre as redes através do Jibe RCS Hub. Além de conectar assinantes nas redes da América Móvil, AT&T no México, Oi e Telefónica, também estamos conectando assinantes com outras redes na nuvem do Jibe RCS Hub, como Sprint e Rogers. Assim, um assinante da Claro em São Paulo, por exemplo, pode enviar uma mensagem RCS para um assinante da Sprint nos EUA.

As pessoas que já possuem o aplicativo Android Mensagens no telefone terão acesso automático aos serviços do RCS através de uma atualização do app. Com cada atualização do app, os assinantes terão acesso aos recursos mais recentes do RCS. Os assinantes que não possuem o aplicativo podem instalar pelo Google Play.

Muitos dispositivos Android também já virão com o Android Mensagens pré-instalado como o aplicativo de mensagens padrão. Um dos pontos a serem esclarecidos pelas partes é qual será o modelo de negócios para a repartição da receita. Até o momento, não há informações sobre a remuneração financeira para as partes.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/11/2018
Google Cloud realiza desafio para desenvolvedores em São Paulo

27/11/2018
Consumidores europeus querem processar Google por rastreamento

26/11/2018
Rússia processa Google por não remover resultados censurados

05/11/2018
Google vai bloquear sites com anúncios abusivos

22/10/2018
Em resposta à Europa, Google muda licenciamento do Android

02/10/2018
Google promove competição online e abre vaga para vencedores brasileiros

25/09/2018
Justiça manda YouTube remover ofensas a Marielle Franco, mas nega varredura

12/09/2018
Google mantém Brasil fora da estratégia de data center na América Latina

21/08/2018
Ação quer reparação da Google por monitoramento ilegal de usuários

16/08/2018
Google terá treinamento gratuito para desenvolvimento Web em open source

Destaques
Destaques

5G exige pelo menos 100 MHz para cada operadora no Brasil

O tema preocupa a coordenação de espectro do 5G Brasil, uma vez que foram destinados 300 MHz na faixa intermediária e há quatro operadoras nacionais.

Segurança cibernética é crítica para o avanço do 5G

O tema é considerado polêmico - até em função das questões políticas que o envolvem como a briga China x EUA -, mas precisa ser debatido, observa Gustavo Correa Lima, engenheiro do CPqD.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desvende 10 mitos sobre os cartões biométricos

Por Cassio Batoni*

Como toda nova tecnologia, os questionamentos sobre a sua segurança e e a sua confiabilidade ainda existem e são compreensíveis, mas ela veio para ficar. A impressão digital surge como a confirmação principal de que o usuário é quem diz ser.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site