TELECOM

TIM prioriza fibra óptica e 4G fixo para avançar na banda larga

Ana Paula Lobo ... 08/12/2017 ... Convergência Digital

O TIM Live, serviço de ultra banda larga fixa, terá prioridade na estratégia da TIM para 2018, revelou em encontro com a imprensa,  nesta sexta-feira, 08/12, em São Paulo, o presidente da TIM Brasil, Stefano De Angelis. Hoje a TIM possuiu FTTH em cinco cidades, entre elas, Rio de Janeiro e São Paulo, mas quer mais do que dobrar para 2018, revelou o diretor da unidade residencial e SMB da TIM Brasil, Fabiano Ferreira, que veio da GVT/Vivo para conduzir o projeto nacional em 2018.

Sem adiantar detalhes da estratégia FTTH, Ferreira afirmou que a fibra óptica será instalada onde a operadora tiver FTTS (fiber to the site) até as ERBs para garantir uma qualidade de serviço. O TIM Live registrou bons resultados no terceiro trimestre, quando o número de clientes saltou de 299 mil para 376 mil neste último ano, enquanto que a receita saltou 54%. "Há muitas grandes cidades com deficiência de infrestrutura de ponta para ter banda larga de 100, 150 Mbps. Há muitas oportunidades", sinalizou Fabiano Ferreira.

O 4G fixo, lançado em setembro, batizado de TIM Casa Internet, com a tecnologia WTTX (Wireless to the X), já está funcionando em 16 cidades e também é prioridade, principalmente, para as pequenas e médias cidades, que sofrem com a ausência de competição e com uma infraestrutura de baixa qualidade e/ou com carência de investimentos, muitas em função da crise da Oi, operadora com maior capilaridade do país.

O serviço oferece serviço 4G por meio da rede LTE com velocidades de 2 Mpbs e 4Mpbs. "Convenço o cliente a ter essa solução, mesmo ele usando o 4G como roteador, por conta da qualidade do serviço do 4G fixo. São cidades, com  500 mil, 600 mil habitantes, onde não há oferta. Nossa expectativa é crescer bastante, principalmente, nas cidades onde estamos entrando com o 4G em 700 Mhz", salienta o executivo.

Já o 4G segue uma prioridade absoluta da TIM Brasil e a previsão é chegar a 3000 mil cidades até dezembro. A expectativa para aumentar a cobertura vem da liberação da faixa de 700 Mhz para o serviço. "Nossa estratégia não é ser a maior operadora do Brasil, mas vamos ser as melhores em experiência do cliente", afirmou Stefano De Angelis.

O presidente da TIM Brasil também comentou sobre a presença de Amos Genish, ex-GVT e Telefônica, no conselho da Telecom Italia. "Nada vai mudar a nossa estratégia. Mas é bom ter um interlocutor que entenda o Brasil", completou o executivo. Durante o evento, o presidente da TIM Brasil revelou que selou um acordo com a prefeitura de São Paulo para a instalação de 500 novos biosites – antenas que não agridem a paisagem, desenvolvida pela própria operadora - e que já estão em 1000 sites na capital paulista.


Internet Móvel 3G 4G
TIM quer compartilhar frequência com Claro e Vivo

Operadora quer levar para essas operadoras o acerto firmado com a Oi. Em infraestrutura, TIM prepara 4G em 700 MHz em São Paulo e já instalou 600 ERBs, revelou o CTO da tele, Leonardo Capdeville.

Anatel aprova novo regulamento para preço público de radiofrequências

Principal novidade é a possibilidade de a agência exigir compromissos de investimento como parte do valor da renovação do direito de uso do espectro.

Segurança faz Anatel antecipar bloqueio de celulares no Rio de Janeiro

Os aparelhos irregulares vão ser bloqueados a partir de 08 de dezembro, a pedido do Gabinete de Intervenção Federal no Estado. O bloqueio está implementado no Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Disputa entre fornecedores faz Cemig Telecom adiar leilão para o dia 8 de agosto

Preço mínimo para o lote 1, que envolve a rede de banda larga nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foi estipulado em R$ 332 milhões.  Já manifestaram interesse público, a TIM e a Claro.

TV paga: Modelo não muda e sangria de assinantes já dura três anos e meio

Depois de um período de expansão, em 2014, com a entrada das teles no segmento, o setor encerrou o mês de maio com 17,8 milhões de assinantes, o que significa a perda de 10% da base de usuários. Claro/NET concentram 50% do mercado.

Anatel rejeita pedidos de Société e Pharol para mudanças no conselho da Oi

Seguem válidos, portanto, os nomes indicados a partir da aprovação do Plano de Recuperação Judicial, em dezembro, que constituem o Conselho de Administração Transitório da supertele.

Telefónica conduz projeto de transformação digital da Avianca

O acerto terá validade de cinco anos e inclui serviços de voz tradicional, conectividade de dados, apoio de infraestrutura (LAN/WLAN/Centro de cabos), segurança digital e soluções de redes definidas por software (SDN).


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G