INTERNET

Pioneiros da internet pedem que FCC suspenda votação sobre neutralidade

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/12/2017 ... Convergência Digital

Duas dezenas de personalidades de destaque no desenvolvimento da internet, como Vint Cerf e Tim Berners Lee encaminharam nesta segunda, 11/12, ao Congresso dos Estados Unidos uma carta na qual pedem para a Federal Communications Commission suspender a votação da proposta que elimina as regras da agência americana sobre neutralidade de rede. 

Segundo eles, a proposta do presidente da FCC, Ajit Pai, “é baseada em entendimento falho e impreciso da tecnologia da internet”. “A apressada e tecnicamente incorreta proposta de regulação para abolir as proteções à neutralidade de rede sem qualquer substituto é uma ameaça iminente à internet que trabalhamos tão duramente para criar. Ela deve ser parada”, diz o documento. 

A votação da proposta é prevista para a próxima quinta, 14/12. Mas além do próprio conteúdo defendido pelo presidente da FCC indicado por Donald Trump, os meios até aqui também são muito criticados. A carta menciona a fraude identificada no sistema de consulta pública da agência americana e as recusas da FCC em atender requerimentos de informações, inclusive do equivalente ao Ministério Público nos EUA. E faz um apelo para que os parlamentares façam suspender a votação. 

“O sistema de comentários online da FCC foi infestado por grandes problemas que a FCC não investigou. Eles incluem comentários gerados por robôs que personificaram americanos, inclusive mortos, além de um inexplicável ‘apagão’ no sistema no exato momento em que o apresentador de TV John Oliver encorajava os americanos a submeter comentários”, lembra a carta. 

A petição é assinada por 21 personalidades. Além do criador do sistema TCP/IP, Vint Cerf, e do inventor da web, Tim Berners Lee, estão no grupo o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, e outros desenvolvedores pioneiros como Paul Vixie, Susan Landau e Martin Hellman. Além da própria FCC, o documento foi encaminhado a comissões da Câmara e do Senado dos EUA responsáveis pela área de tecnologia e telecomunicações. 


Assespro diz que Marco Civil da Internet já prevê acesso a dados de datacenters no exterior

Ao explicar a ação que move no STF ao Comitê Gestor da Internet, Assespro Nacional sustentou que em casos de pedofilia e ameaças à vida troca de informações com Judiciário é automática.

Internet Society: Empresas, não peçam desculpas. Cuidem dos nossos dados pessoais

Em carta aberta, a entidade se mostra desapontada, mas não surpresa com a violação dos dados de usuários do Facebook pela Cambridge Analytics."O que aconteceu é resultado do modelo econômico onde se colocam os interesses comerciais em primeiro lugar".

Booking, Decolar e Expedia fecham acordo com o CADE para terminar cartel de preços

Agências renunciaram à atual política de cláusula de paridade de preços e condições imposta a hotéis que ofertam acomodações em suas plataformas. Processo começou em 2016.

Justiça do Rio manda YouTube retirar 16 vídeos que difamam memória de Marielle Franco

Vídeos têm de ser retirados em 72 horas, além de multa de R$1 mil por dia em caso de descumprimento.

BNDES lança chamada para financiamento de IoT para saúde em abril

Iniciativa é a primeira resultante do Plano Nacional de Internet das Coisas. Ainda não há valores definidos para este chamamento, mas Finep tem R$ 3 bilhões para IoT.

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G