INTERNET

Facebook admite pagar imposto nos países onde atua em publicidade

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/12/2017 ... Convergência Digital

Com faturamento próximo a US$ 10 bilhões por trimestre com publicidade, o Facebook anunciou nesta terça, 12/12, que vai começar a registrar localmente pelo menos parte dessa receita, em expressa resposta a governos que não apenas exigem uma fatia dos ganhos em tributos domésticos como em alguns casos até atuam efetivamente para garantir sua parte. 

“O Facebook decidiu mover para uma estrutura local de negócios em países onde temos escritório para apoiar as vendas para anunciantes locais”, explicou o diretor financeiro da rede social, Dave Wehner, em comunicado publicado no site da empresa. 

“Isso significa que a receita com publicidade suportada por nossas equipes locais não mais será registrada pela nossa sede internacional, em Dublin [na Irlanda], mas na nossa empresa local naquele país”, escreveu o CFO do Facebook ao indicar que a medida “dará mais transparência a governos e gestores ao redor do mundo que pediram maior visibilidade sobre as receitas locais”. 

Diferentes governos ao redor do mundo, como Alemanha, França, Portugal ou Indonésia, apenas para citar alguns, foram além de pedir e abriram investigações formais sobre o que entendem são dívidas tributárias relativas a o que entendem como faturamento doméstico com publicidade. 

Wehner avisa, no entanto, que a medida não terá efeito imediato, mas será feita gradualmente ao longo de 2018. “Esse é um grande empreendimento que vai exigir recursos significativos para sua implementação ao redor do mundo. Planejamos implementar essa mudança ao longo de 2018 com a meta de completar na primeira metade de 2019”. 


Com domínio 'rio.br', o NIC.br termina a campanha Cidades.br

Os domínios "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br" estão entre os DPNs mais populares. De acordo com o NIC.br, mais de 40 mil domínios de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o '.br', que não são '.com.br'.

"Nem todos os robôs utilizados na Internet são ruins", adverte o TSE

Segunda reunião do Tribunal Superior Eleitoral para tratar das chamadas fake news discutiu, entre outros temas, modelagem API ea criação de um ambiente virtual para receber denúncias e sugestões.

CGI.br: Multissetorialismo se mantém como base para a Governança da Internet

O CGI.br entregou as suas recomendações ao MCTIC para o aperfeiçoamento da estrutura da governança da Internet. Iniciativa reúne consensos entre os setores acadêmico, empresarial e terceiro setor. Há sugestões de mudança na estrutura do próprio Comitê Gestor.

FCC derruba neutralidade de rede e EUA se preparam para guerra judicial

Sem surpresas, a decisão se deu em bases partidárias: a maioria Republicana matou as regras que impediam operadoras de discriminarem tráfego na internet. Mas a decisão vai ser questionada nos tribunais. 

Assespro vai ao STF obrigar juízes a usarem MLAT nos dados fora do Brasil

Com filiados como Facebook, Microsoft e Uber, entidade quer a prevalência do acordo de cooperação judiciária com os EUA para acesso a informações de usuários, mesmo brasileiros, que estejam em datacenters no exterior.  

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G