GOVERNO » Legislação

Dois anos depois, Kassab diz que regulamentação do marco legal de C&T está pronta

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/12/2017 ... Convergência Digital

Quase dois anos depois da sanção da Lei 13.243/16, batizada de Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo indica que vai ser publicada ainda nesta semana o Decreto que regulamenta as mudanças trazidas pela nova legislação. “Nossa expectativa é de que o Decreto seja publicado amanhã, 15/12”, disse o ministro Gilberto Kassab nesta quinta, 14/12, ao anunciar um plano de incentivo à manufatura avançada no país. 

Como explica o secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação, Álvaro Prata, “foi um trabalho complexo, amplo e difícil”, que envolveu negociações com a comunidade científica e, mais ainda, com demais áreas do governo, notadamente os ministério de Fazenda e Planejamento. 

“Não é simples, porque há muitas simplificações, benefícios. Por exemplo, a lei estabelece que a importação de produtos intermediários deve ser facilitada. Mas como fazer isso? Tem que ser junto com Fazenda, Planejamento. Foi o que levou tanto tempo”, disse. 

A regulamentação prevê, por exemplo, que ICTs ou mesmo empresas públicas ficam autorizadas a participar do capital social de empresas com o propósito de desenvolver produtos ou processos inovadores, ou ainda outras formas de parceria público-privada. “Traz facilidades para a maneira como as instituições de C&T interagem com as empresas. Por exemplo, cedendo espaço público da universidade para empresas se instalar”, diz o secretário. 

“A própria prestação de contas era uma coisa complexa. Os órgãos de fomento tinham uma tradição de se preocupar mais com os procedimentos que o resultado. Se salvou o doente, mas comprou uma tesoura sem licitação, não aprova. Agora, o que interessa é o resultado. Claro que os procedimentos têm que ser feitos corretamente, mas vamos analisar sobretudo o resultado.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Bolsonaro decide manter Comunicações no MCTIC

Em entrevista coletiva, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou que não vai mexer na atual estrutura. O comando do MCTIC será do astronauta Marcos Pontes.

Cansado de esperar Ucrânia, Brasil extingue Alcântara Cyclone Space por MP

Tratado já tinha sido denunciado pelo Brasil em 2015, diante do fracasso da parceria. Desde então, tenta fazer uma reunião para dissolver a empresa binacional, sem sucesso.

Reforma Trabalhista reduziu número de processos trabalhistas em 17,4%

Segundo balanço de um ano da aprovação das mudanças na CLT, processos que chegaram a varas do trabalho caíram de 2 milhões para 1,6 milhão.

Bolsonaro confirma Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia

Embora ainda não tenha definido a estrutura do MCTIC - há rumores que Comunicações irá para o ministério da Economia, presidente eleito define o nome do astronauta. Kassab, apesar de ter apoiado o novo presidente, deixa a pasta.

CGU usa aprendizado de Inteligência Artificial para fiscalizar repasses da União

Ferramenta reconhece padrões em convênios ou contratos para prever o resultado da análise de contas. objetivo é reduzir prazos e custos.Atualmente a prestação de contas supera 2,2 anos para obras e 2,8 anos para bens e serviços.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G