Home - Convergência Digital

Henrico, da FS, é o bot para agilizar atendimento celular

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 15/12/2017

ara aprimorar o monitoramento de mídia, a FS, provedora de serviços de valor agregados, adotou uma ferramenta foi desenvolvida por um funcionário da empresa, Arthur Barros, que utilizou  a Tensorflow, uma biblioteca de Machine Learning de domínio público e gratuita do Google, e aplicou nela algoritmos de redes neurais convolucionais (convolutional neural networking). "A ideia desse algoritmo é que ele simule o córtex visual dos animais e com isso podemos ensinar o computador a relacionar imagens e situações a um produto específico como se fosse um mamífero ou réptil", explicou Arthur.

As pessoas sabem que uma caneta é uma caneta porque foi ensinado a elas desde criança que aquele objeto cilíndrico tem esse nome. E é isso que o Arthur fez durante a programação, ele ensinou ao computador a vincular a marca, logo ou assunto à FS e avisar quando algo relacionado à companhia fosse veiculado. O monitoramento pode ser feito em diversos canais e em qualquer horário. "Se antes a gente tinha limitação para acompanhar no máximo três canais, agora podemos saber tudo o que é divulgado sobre nossa marca em qualquer canal do mundo", completou Barros.

A ferramenta pioneira pode detectar desde um boné com a logo que passa no fundo da TV até uma reportagem sobre o lançamento de um produto. Quando algo é difundido, os computadores cadastrados recebem uma notificação e, em seguida, a íntegra da reportagem. "Isso nos possibilitou a avaliar se um comercial está realmente sendo colocado no ar, se o investimento que fizemos foi efetivo e também saber o que falam de nós e como falam", afirmou.

O executivo já projeta futuras ações para a ferramenta. "Agora pretendemos traçar uma estratégia para casar a impressão off-line junto com a on-line. Podemos pensar em aumentar a publicidade nos sites e mídias sociais quando algo sobre a FS for veiculado". Com as novas projeções a companhia conseguirá dimensionar o ROI off-line. Algo que era difícil de medir agora está mais tangível. 

Atendimento via bot

O Henrico é um assistente virtual que foi planejado tendo como base a Inteligência Artificial e o machine learning. Diferente dos outros sistemas de atendimento virtual, o da FS é assertivo e capaz de aprender as novas solicitações dos usuários. O atendimento via bot usado no site, no telefone e nas redes sociais funciona de maneira semelhante ao de monitoramento dos canais de TV.

Segundo Daniel Furtado, diretor de qualidade e gestão do cliente, eles ensinaram o sistema a entender as necessidades dos clientes e a interagir, auxiliando na utilização dos serviços e tirando dúvidas. Além disso, eles conseguiram padronizar as solicitações para traçarem um perfil dos problemas e dificuldades que os usuários enfrentavam para realizarem ações mais efetivas para que essas questões não voltassem a acontecer.

Essa forma de atendimento ajuda os consumidores a terem respostas mais ágeis e também propicia que os funcionários possam se aprimorar em assuntos mais complexos. "O tempo de espera por atendimento reduziu e nossa equipe conseguiu ter mais disponibilidade para se aprimorar, já que eles não precisavam ficar mais atendendo telefones e resolvendo questões de nível 1", explicou Daniel. E essa melhora no atendimento já foi reconhecida pelos usuários. Em uma pesquisa recente os consumidores avaliaram que o atendimento melhorou em até 30%.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/10/2018
Inteligência Artificial da Vivo atende 1 milhão de usuários ao mês

16/10/2018
NEC: corpo humano está virando a chave para falar com os sistemas

16/10/2018
Inteligência Artificial: perigo é olhar o presente e esquecer o futuro

20/09/2018
Caixa usa IA e serviço de voz do Google em serviço por smartphone

20/09/2018
Haroldo, o robô da defesa do consumidor, atendeu mais de 12 mil brasileiros

04/09/2018
SulAmérica adota Inteligência Artificial e reduz em 90% tempo médio de atendimento

31/08/2018
Natura avança com Inteligência Artificial para transformação digital

16/08/2018
Os robôs já chegaram ao centro de operações de Segurança

06/08/2018
Robôs viram os novos fiscais do Governo

06/08/2018
CADE adota inteligência artificial para agilizar combate aos cartéis

Destaques
Destaques

FCC, dos EUA, impõe ‘Lei das Antenas’ para acelerar redes 5G

Regra aprovada pelo regulador dos Estados Unidos prevê entre 60 e 90 dias como prazo máximo para licenças de instalação de equipamentos, em especial, para as small cells. Lá também há burocracia e o prazo de espera pode chegar a um ano. No Brasil, a situação não é diferente.

BNDES recebe 54 projetos de IoT e selecionados terão apoio de R$ 30 milhões

São 23 projetos que propõem soluções de Internet das Coisas para cidades, 17 para saúde e 14 para campo. Juntos, envolvem investimentos de R$ 360 milhões. Banco vai selecionar, até outubro, as empresas que vão receber empréstimos não reembolsáveis.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desvende 10 mitos sobre os cartões biométricos

Por Cassio Batoni*

Como toda nova tecnologia, os questionamentos sobre a sua segurança e e a sua confiabilidade ainda existem e são compreensíveis, mas ela veio para ficar. A impressão digital surge como a confirmação principal de que o usuário é quem diz ser.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site