INCLUSÃO DIGITAL

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/12/2017 ... Convergência Digital

Dois anos depois do leilão de sobras da faixa de 2,5 GHz, realizado em dezembro de 2015, e apenas a Sky já avançou para o licenciamento de estações para uso dessa fatia do espectro. Parte das vencedoras concluiu o procedimento de outorga ainda em julho de 2016, e portanto deveriam começar a operar na faixa de 2,5 GHz no início de 2018. Outra leva só assinou em maio deste ano.

“A autorizada tem prazo de até 18 meses, contado a partir da data de publicação do extrato do ato de autorização de uso das radiofrequências associadas ao serviço no Diário Oficial da União, para a entrada em operação do sistema de telecomunicações, sob pena de extinção da autorização de uso da radiofrequência”, explica o superintendente de outorgas e serviços à prestação, Vitor Menezes. 

Ele ressalta, no entanto, que as regras permite prorrogar esse prazo uma única vez, por 12 meses, desde que a Anatel entenda que as razões apresentadas sejam relevantes. “Algumas empresas estão solicitando prorrogação do prazo de entrada em operação, o que já está sendo analisado e será decidido em breve”, informa o superintendente. 

Desde a realização do leilão, 110 empresas tiveram lotes do “Tipo C” adjudicados e homologados pelo Conselho Diretor. Tratam-se daquelas vencedoras classificadas, fora as desclassificadas, as que desistiram ou  aque tiveram lotes suspensos devido à interposição de recursos. Como resultado, 89 delas concluíram a outorga e fizeram o pagamento. É nesse grupo que boa parte firmou os termos ainda em julho do ano passado. 

Segundo ainda a Anatel, nos casos em que houve alguma pendência, as empresas que sanaram os vícios identificados na documentação já foram convocadas para assinar os termos em 12 de maio deste 2017. E no caso daquelas em que houve algum tipo de recurso, a papelada já foi analisada pela área técnica e agora aguarda decisão final do Conselho Diretor. 

Já naquelas situações em que não houve o pagamento dos valores vencedores no leilão, o procedimento natural é a extinção dessas outorgas. Mas de acordo com a SOR, “nem todo mundo que não pagou enquadra-se nessa situação, já que podemos ter aí situações variadas, como recursos”. 


America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G