Convergência Digital - Home

Unicamp terá curso especializado para profissionais em big data

Convergência Digital
Convergência Digital* - 09/01/2018

O prazo para inscrições no Curso de Aperfeiçoamento em Mineração de Dados Complexos, oferecido pela Unicamp com apoio da Microsoft e do Instituto Eldorado, está chegando ao fim. Interessados têm até o dia 20 de janeiro para submeter suas informações. Serão vinte semanas de curso, a partir de março de 2018, com aulas ministradas aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30h às 17h30.

O curso será composto por nove disciplinas lecionadas por professores do Instituto de Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. O aluno irá aprender os principais métodos de análise de dados, recuperação de informação, mineração de dados, visualização de informação, tratamento de grandes volumes de dados (Big Data), além das mais modernas técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, inclusive Deep Learning.


O Eldorado, junto com professores da Unicamp, será responsável pela última disciplina do curso, o projeto final, em que os conceitos estudados serão aplicados a problemas reais. "Para o Eldorado, apoiar um curso como esse possibilita a disseminação do nosso conhecimento e experiência na área, pois há um total alinhamento com as tecnologias que trabalhamos.

Além disso, a academia é um ambiente propício para a troca de ideias e para a divulgação de tendências tecnológicas", conta Márcia Santos, Gerente de P&D do Eldorado. O Microsoft Innovation Center (MIC) Campinas, além de apoiar o curso, oferecerá cotas da cloud Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, para o desenvolvimento do projeto final do curso, além de disponibilizar ferramentas de IA para os alunos.

O mercado brasileiro ainda é carente em profissionais com capacitação em Aprendizado de Máquina e Data Analytics, e esse curso chega para suprir esta demanda. "Atualmente, o volume de dados disponíveis, nas mais diversas áreas, é enorme e, por meio desse curso, o aluno aprenderá como usá-los para gerar valor agregado", explica o professor Zanoni Dias, Coordenador do Curso de Mineração de Dados Complexos. "Queremos preparar os profissionais de Campinas e região no domínio desses conhecimentos, os quais são cada vez mais importantes no mercado de trabalho", finaliza Zanoni.


O curso traz total convergência com as tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner para 2018. Os alunos aprovados nas nove disciplinas receberão certificado emitido pela Escola de Extensão da Unicamp. Saiba mais sobre o curso: http://ic.unicamp.br/~mdc/


Destaques
Destaques

Mais que frequência, 5G exige muita fibra e muita nuvem

Operadoras terão, com infraestrutura, capacidade de ter serviços tão rápidos quanto os ofertados pela TI, preconizou o diretor-executivo de Business Network Consulting da Huawei América Latina,  Guillermo Solomon.

CNJ alega risco à segurança nacional e suspende contrato do TJ/SP com a Microsoft

Para o conselheiro Márcio Schiefler Fontes, o TJ/SP entregou à Microsoft o controle total sobre a tramitação processual do maior tribunal do país.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site