NEGÓCIOS

PCs deixam a lista de presentes e vendas caem mais uma vez

Convergência Digital* ... 12/01/2018 ... Convergência Digital

O mercado dos Estados Unidos, com uma queda de 8% no quarto trimestre, foi apontado como um dos fatores para mais uma queda de vendas de PCs, a sexta consecutiva. As remessas mundiais de PCs totalizaram 262,5 milhões de unidades, uma baixa de 2,8% em relação a 2016, revela o Gartner. Apesar do declínio, a perspectiva para 2018 não é de mais queda. De acordo com o analista da consultoria,  Mikako Kitagawa, houve crescimento de embarques nas regiões Ásia/Pacífico, Japão e América Latina. Na região EMEA(Europa, Oriente Médio e África) houve um ligeiro declínio.

“Os resultados do quarto trimestre confirmaram que os PCs não são mais itens de presente de férias populares, mas isso não significa que os PCs vão desaparecer das famílias”, avalia Kitagawa. “O PC se tornará um dispositivo mais especializado e orientado por objetivos. Os compradores de PCs procurarão qualidade e funcionalidade em vez de procurar o preço mais baixo, o que aumentará os preços de venda média do PC e melhorará a lucratividade a longo prazo. No entanto, até que este ponto seja atingido, o mercado terá que passar pela fase de encolhimento causada por menos usuários", acrescenta o especialista.

Ranking

Segundo o Gartner, os fornecedores Top 4 - HP, Lenovo, Dell e Apple- representaram 64% dos embarques em 2017. Em 2011, por exemplo, os quatro principais fornecedores responderam por 45% das remessas de PCs, o que mostra uma concentração cada vez maior do mercado. A HP Inc. assumiu posição número 1 no quarto trimestre de 2017, uma vez que os embarques cresceram 6,6%, e sua participação no mercado totalizou 22,5%. A empresa apresentou crescimento ano-a-ano em todas as regiões, incluindo o desafiante mercado norte-americano.

A Lenovo, por sua vez, pelo quarto trimestre consecutivo registrou queda nas remessas. A empresa, no entanto, teve um crescimento moderado nas regiões EMEA e Ásia/Pacífico.Já os embarques da Dell cresceram ligeiramente no quarto trimestre de 2017. A empresa teve bom desempenho nas regiões EMEA, Ásia/Pacífico e América Latina, mas resultados fracos na América do Norte. Em geral, a Dell teve foco maior prioridade sobre a lucratividade em relação à participação no mercado. “Os principais fornecedores aproveitaram suas operações de volume para reduzir os custos de produção, afastando os vendedores pequenos a médios do mercado”, finaliza Kitagawa.


Cloud Computing
Microsoft perde valor diante das rivais Amazon e Google

Amazon chegou a 901 bilhões de dólares no mercado de ações. Microsoft perdeu para a rival e para a Alphabet, dona do Google. Apple é a primeira colocada com valor de 935 bilhões de dólares.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Chineses aumentam disputa pelo mercado nacional de Wi-Fi

Fabricante Tenda chega ao país para disputar espaço com D-Link e TP-Link pelo segmento de produtos sem fio. Objetivo da companhia é, em dois anos, ficar no top 3 do segmento. Todos os produtos serão importados.

Banco perde ação contra correntista que rejeitou acordo pelo WhatsApp

Canais Digitais das instituições financeiras são obrigados a respeitar o estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, decidiu a 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

SMART investe R$ 700 milhões para aumentar fabricação local de componentes

Empresa começa, em julho, a produção local de baterias para smartphones e retomar a produção local de módulos SSDs, voltados para armazenamento de dados. Internet das Coisas é o futuro, salienta ainda o Diretor de Marketing e Vendas, Oliver Gambera Rodrigues.

Notebooks puxam alta de 21% na venda de computadores

Entre janeiro e março de 2018, mercado brasileiro vendeu 1,34 milhões de PCs, 69% deles notebooks, com alta de 22,6% nas receitas, que chegaram a R$ 3 bilhões.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G