TELECOM

Transformação digital: Busca por apps de relacionamento com as teles cresce 50% no Brasil

Ana Paula Lobo* ... 18/01/2018 ... Convergência Digital

Uma pesquisa feita pelo Google sobre o ano das empresas de telecomunicações brasileiras em 2017, divulgada nesta quinta-feira, 18/01, mostra que o investimento feito na transformação digital está fazendo efeito, e bastante positivo. As buscas pelo relacionamento digital entre as teles e os seus consumidores por meio dos aplicativos como “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro” registraram um crescimento de 50% em relação a 2016. Ainda no perfil das buscas, o segmento móvel foi o mais procurado com 22% e o residencial ficou com 19%.

Para comprovar a mudança do perfil do usuário móvel- com o aumento da base pós-paga e a redução do pré-pago na telefonia celular - o Google detectou que as buscas por 'controle' ou 'pós-pago' cresceram 64% enquanto as buscas para o pré-pago tiveram um aumento de apenas 22%. Com dados dando as cartas, os consumidores ratificaram o interesse nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016.

O levantamento também aponta que o vídeo on demand (VOD), como o Netflix, está superando e muito a TV por Assinatura. As buscas por TV paga cresceram apenas 1%. Já as relacionadas com VOD tiveram um incremento de 85% em 2017. A pesquisa também aponta um maior critério do consumidor com relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.

Com relação ás marcas veja os destaques:

Vivo - Marca mais buscada na indústria como um todo

Destaques da marca:

“Vivo Fibra” - alta de 50% no volume de buscas
“Planos Família” - alta de 171% no volume de buscas

NET - Marca mais buscada no segmento residencial

Destaques da marca:

Vídeo on Demand - Net Now teve 50% no share de buscas em 2017
“Combo” foi a categoria mais associada a NET, com 62% de share de buscas

Claro - Marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017

Destaques da marca:

Na categoria de planos pré-pagos, a Claro foi a operadora que teve o maior aumento no volume de buscas, 36% no ano passado
Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel

Oi - Marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial

Destaques da marca:

Customer Care - Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017
A recarga da Oi foi a que mais teve crescimento de buscas no ano passado - aumento de 49% no volume.

TIM - Marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017

Destaques da marca:

Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%
Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas buscas - 115% em 2017.


Internet Móvel 3G 4G
4G:Claro supera rivais em experiência de navegação. TIM tem menor latência

Operadora tem vantagem de até 10% em critério que avalia a boa experiência em serviços como streaming e vídeochamada. Em latência, combinando 3G e 4G, a TIM fica à frente.  Estudo foi feito pela empresa canadense Tutela com mais de 16 milhões de smartphones.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.

Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio

Segundo números da consultoria IHS Markit, em 2018 foram registrados embarques de 300 milhões de smartphones com essa tecnologia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G