TELECOM

Transformação digital: Busca por apps de relacionamento com as teles cresce 50% no Brasil

Ana Paula Lobo* ... 18/01/2018 ... Convergência Digital

Uma pesquisa feita pelo Google sobre o ano das empresas de telecomunicações brasileiras em 2017, divulgada nesta quinta-feira, 18/01, mostra que o investimento feito na transformação digital está fazendo efeito, e bastante positivo. As buscas pelo relacionamento digital entre as teles e os seus consumidores por meio dos aplicativos como “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro” registraram um crescimento de 50% em relação a 2016. Ainda no perfil das buscas, o segmento móvel foi o mais procurado com 22% e o residencial ficou com 19%.

Para comprovar a mudança do perfil do usuário móvel- com o aumento da base pós-paga e a redução do pré-pago na telefonia celular - o Google detectou que as buscas por 'controle' ou 'pós-pago' cresceram 64% enquanto as buscas para o pré-pago tiveram um aumento de apenas 22%. Com dados dando as cartas, os consumidores ratificaram o interesse nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016.

O levantamento também aponta que o vídeo on demand (VOD), como o Netflix, está superando e muito a TV por Assinatura. As buscas por TV paga cresceram apenas 1%. Já as relacionadas com VOD tiveram um incremento de 85% em 2017. A pesquisa também aponta um maior critério do consumidor com relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.

Com relação ás marcas veja os destaques:

Vivo - Marca mais buscada na indústria como um todo

Destaques da marca:

“Vivo Fibra” - alta de 50% no volume de buscas
“Planos Família” - alta de 171% no volume de buscas

NET - Marca mais buscada no segmento residencial

Destaques da marca:

Vídeo on Demand - Net Now teve 50% no share de buscas em 2017
“Combo” foi a categoria mais associada a NET, com 62% de share de buscas

Claro - Marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017

Destaques da marca:

Na categoria de planos pré-pagos, a Claro foi a operadora que teve o maior aumento no volume de buscas, 36% no ano passado
Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel

Oi - Marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial

Destaques da marca:

Customer Care - Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017
A recarga da Oi foi a que mais teve crescimento de buscas no ano passado - aumento de 49% no volume.

TIM - Marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017

Destaques da marca:

Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%
Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas buscas - 115% em 2017.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Intervozes quer que Anatel torne pública proposta para o novo PGMU

Entidade alega que o texto com as metas de universalização da telefonia que foi à consulta pública é de 2014 e que desde então podem ter ocorrido mudanças sem o conhecimento da sociedade.

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G