TELECOM

Transformação digital: Busca por apps de relacionamento com as teles cresce 50% no Brasil

Ana Paula Lobo* ... 18/01/2018 ... Convergência Digital

Uma pesquisa feita pelo Google sobre o ano das empresas de telecomunicações brasileiras em 2017, divulgada nesta quinta-feira, 18/01, mostra que o investimento feito na transformação digital está fazendo efeito, e bastante positivo. As buscas pelo relacionamento digital entre as teles e os seus consumidores por meio dos aplicativos como “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro” registraram um crescimento de 50% em relação a 2016. Ainda no perfil das buscas, o segmento móvel foi o mais procurado com 22% e o residencial ficou com 19%.

Para comprovar a mudança do perfil do usuário móvel- com o aumento da base pós-paga e a redução do pré-pago na telefonia celular - o Google detectou que as buscas por 'controle' ou 'pós-pago' cresceram 64% enquanto as buscas para o pré-pago tiveram um aumento de apenas 22%. Com dados dando as cartas, os consumidores ratificaram o interesse nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016.

O levantamento também aponta que o vídeo on demand (VOD), como o Netflix, está superando e muito a TV por Assinatura. As buscas por TV paga cresceram apenas 1%. Já as relacionadas com VOD tiveram um incremento de 85% em 2017. A pesquisa também aponta um maior critério do consumidor com relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.

Com relação ás marcas veja os destaques:

Vivo - Marca mais buscada na indústria como um todo

Destaques da marca:

“Vivo Fibra” - alta de 50% no volume de buscas
“Planos Família” - alta de 171% no volume de buscas

NET - Marca mais buscada no segmento residencial

Destaques da marca:

Vídeo on Demand - Net Now teve 50% no share de buscas em 2017
“Combo” foi a categoria mais associada a NET, com 62% de share de buscas

Claro - Marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017

Destaques da marca:

Na categoria de planos pré-pagos, a Claro foi a operadora que teve o maior aumento no volume de buscas, 36% no ano passado
Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel

Oi - Marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial

Destaques da marca:

Customer Care - Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017
A recarga da Oi foi a que mais teve crescimento de buscas no ano passado - aumento de 49% no volume.

TIM - Marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017

Destaques da marca:

Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%
Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas buscas - 115% em 2017.


Anteprojeto que muda Fust e Fistel chega ao MCTIC

Anatel encaminhou a proposta como sugestão de uso dos recursos e redução de taxas incidentes sobre a internet das coisas. Mas teles questionam contas.

Teles reduzem índice de queixas dos usuários. Pós-pago foi o mais reclamado

Reclamações contra os serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e banda larga caíram 15,6% no primeiro semestre, de acordo com dados da Anatel. Mas com o impulso do 4G, o celular pós-pago, por conta da cobrança dos pacotes, foi o mais reclamado em junho.

Prejuízo acelera processo de venda da Nextel Brasil

Controladora da operadora, NII Holdings, amargou um prejuízo de US$ 20 milhões, ou R$ 80 milhões, no segundo trimestre. Rumores dão conta que TIM e Telefônica/Vivo disputariam o ativo.

Fundos americanos já concentram 26% da Oi

Depois do York e do Goldentree, operadora informou ao mercado que o fundo Solus ficou com 9,71% do capital. BDNES perdeu participação.

Oi chama ex-presidente da TIM para novo Conselho de Administração

Além dos atuais seis integrantes do conselho transitório, proposta traz mais cinco nomes ao novo conselho, entre eles Rodrigo Abreu, ex-TIM e, hoje, na Quod.

TIM não vai repassar ao cliente custo de contrato com WhatsApp Business

Operadora foi a primeira a fechar um acordo comercial para uso da ferramenta da OTT no Brasil e, neste momento, não vai cobrar dos clientes pelo uso do canal de relacionamento.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G